O Conselho Gestor de Erva Mate – COGEMATE esteve reunido no Senac de União da Vitória durante essa quinta-feira (07), em uma importante reuniu que apresentou um balanço das atividades realizadas durante o ano de 2024. A reunião também definiu por meio de votação, pela continuação da chapa já atuante na diretoria.
Participaram a reunião, representantes do Senac, Senar, Sebrae, IDR/PR, Seab, Embrapa, universidades, indústrias, Sindmate, e a prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, que na oportunidade representou todos os municípios da AMSULPAR.
O presidente do COGEMATE, Nei Kukla, enfatizou as ações já realizadas pelo Conselho que vem fortalecendo cada vez mais a cadeia produtiva. “Cogemate faz um trabalho de bastidores. Muitas vezes não aparece, no entanto, estamos envolvidos em vários assuntos relacionados à cadeia produtiva de erva-mata. Estamos trabalhando em diversos projetos, onde além do Paraná temos ações também em conjunto com Rio Grande do Sul. Buscamos desenvolver as boas práticas de fabricação para implantar no Parará e durante a reunião de hoje, buscamos alinhar ideias para aplicar já no próximo ano”, destacou.
A prefeita Fernanda Sardanha avaliou a reunião como de extrema importância para o fortalecimento da erva-mate. “Estamos representando a região e dando total apoio a Cogemate para fortalecer a cadeia produtiva da erva-mate. Esperamos que siga realizando esse bom trabalho e fortaleçam cada vez mais, pois contribui para agregar valor a nossa erva-mate”, disse a prefeita.
Com todos os presentes, ficou definido pela continuação da diretora com a inclusão de novos membros. Com isso, Nei Kukla segue como presidente da COGEMATE.