Por meio da AMSULPAR, o Conselho Gestor da Erva Mate – COGEMATE, realizou uma reunião ordinária na quinta-feira (10) para debater sobre a reestruturação do conselho e da ampliação da área de abrangência.
A reunião foi realizada no SENAC de União da Vitória e foi comandado pelo presidente do COGEMATE, Nei Kukla, o qual explanou sobre o trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos e quais as estratégias para buscar avanços consideráveis no setor da erva-mate.
Na oportunidade, também foi debatido sobre a possibilidade de ampliar a área de abrangência, fortalecendo ainda mais o Conselho. “Temos solicitações de outras regiões querendo fazer parte do Conselho e estamos avaliando com a intenção de ampliar a abrangência do COGEMATE e representar ainda mais a cadeia produtiva do setor, buscando o fomento através de políticas públicas e assistência técnica”, destacou o presidente Nei Kukla.
“Muito provável que o COGEMATE ultrapasse a barreira de somente um Conselho Gestor e passe para uma organização que possa buscar pleitear recursos através de projetos, em prol do desenvolvimento do setor”, completou.
O COGEMATE vem organizando a cadeia produtiva em políticas públicas, inovação, pesquisas, cultura, turismo e desenvolvimento, visando tornar a região à maior produtora do Estado do Paraná, bem como se tornar uma referência no Brasil.
PRESENÇAS: Eduardo Mercado (SENAR-PR); Rubens Costa (IDR-PR); Éverton Giotti (Ervateira Giotti); Sidnei Cieslak (SEAB); Marcelo Schlenert (Secretário de Agricultura de União da Vitória); Patrícia Bortolini (IFPR); Jair Mello (IDR-PR); Amauri Pinto (IDR-PR); Carla Mikolaiewski (Associação Vale do Mate) e Angela Novakowski (SENAC).