Depois de testagem em massa de funcionários da empresa Tabocas no município de Pinhão (PR), em que 50 funcionários testaram positivo para Covid-19, a prefeitura decretou a suspensão de serviços e atividades não essenciais. O decreto entra em vigor na próxima quarta-feira, 17 de junho, e tem duração de 10 dias.
Os casos foram identificados depois que oito funcionários apresentaram sintomas e testaram positivo para o vírus, segundo o secretário de saúde. As atividades da empresa foram suspensas até a próxima semana. Uma testagem em massa foi realizada em todos os 300 funcionários e também em seus familiares.
Não houve casos graves e a maioria dos pacientes são assintomáticos. Segundo informações da secretaria de Saúde, apenas dois pacientes necessitaram internamento, mas já receberam alta. Após surto de 50 casos de uma vez, foi publicado o Decreto nº 148/2020, suspendendo até o dia 27 de junho atividades e serviços não essenciais.
Entre eles academias e locais de práticas desportivas; bares e atividades correlatadas; igrejas, templos religiosos ou espaços destinados à celebração de cultos religiosos; estabelecimentos destinados ao entretenimento com ou sem música, de forma eventual ou periódica, tais como casas de festas, eventos e atividades correlatadas.
Restringiu-se também o horário de funcionamento de alguns setores como restaurantes e lanchonetes que poderão atender apenas das 11h às 15h, após esse horário, apenas na modalidade delivery.
Atualmente o município conta com 63 casos positivos, 14 suspeitos, quatro curados, 79 em monitoramento e 244 testaram negativo para o vírus, acompanhe o boletim: