O horário de funcionamento dos cemitérios de União da Vitória sofreu alterações por conta da pandemia. Mas no sábado, 22 de agosto, um casal de idosos ficou preso no cemitério Municipal de União da Vitória. Os dois faziam a manutenção em alguns túmulos quando ficaram trancados no horário da manhã.
O casal precisou pedir ajuda de pessoas que estavam do outro lado do muro, para conseguir sair do local com o auxílio de uma escada improvisada. Eles relataram que o funcionário que também fazia manutenção em alguns túmulos, não avisou que fecharia o local.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Cesar Strapassola, o funcionário do cemitério não faz esse tipo de trabalho e, provavelmente o funcionário que o casal viu, era terceirizado por outra pessoa. Os colaboradores da prefeitura não fazem esse tipo de serviço.
O funcionário do cemitério disse que ficou até depois do horário nesse dia, fechando o local às 12h10, e que não viu as pessoas. De acordo com Strapassola, o horário de funcionamento no sábado é das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, seguindo o decreto municipal que regulamente esses horários.
A possibilidade de instalação de equipamento sonoro para avisar os visitantes do horário próximo ao fechamento está sendo analisada. Pelo cemitério ser grande, essa seria uma opção para que esse tipo de situação não se repetisse. “Pra evitar a gente está vendo se há possibilidade da gente fazer isso”, disse o secretário.