No domingo, 12 de julho, enquanto os Policiais Militares de Cruz Machado estavam no interior do destacamento, ouviram por volta das 21h30, um barulho de batida em frente à Praça Papa Pio XII.
De imediato a equipe saiu para verificar a situação, sendo encontrado um veículo GM/ S10 com a lateral danificada, deslocando sentido ao distrito de Santana. Os policiais realizaram acompanhamento tático e abordaram o veículo. Logo foi constado que estava sendo conduzido por um homem de 24 anos, com sinais de embriaguez, sendo que o mesmo também havia derrubado cerveja no interior do veículo devido a batida na praça. Foi oferecido o teste do etilômetro, o qual resultou em 1,05 mg/l.
Um segundo homem também relatou aos policiais, que o veículo S10 bateu na fachada de seu estabelecimento, danificando assim o corrimão e alguns azulejos. O mesmo manifestou interesse em representar pelo dano causado. A equipe policial também constatou danificações na base de um poste de iluminação da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). Diante do exposto, foi lavrado as notificações pertinentes e dada voz de prisão ao autor, o qual foi conduzido até a 4ª Sub Divisão Policial em União da Vitória.