O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de União da Vitória, realizou na noite desta terça-feira, 14 de fevereiro, a primeira reunião de 2017, e teve como pauta a segurança nos bairros e saída de festas.
União dá Vitória já conta com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que faz um importante trabalho em prol de levar e trazer mais segurança para a comunidade dos bairros, e na área central. Na noite desta terça-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, foi feita a primeira reunião de 2017, que contou com a presença de moradores do Conjunto Habitacional Horst Waldraff, de empresários, Policiais Militares, Juiz e Promotor.
O primeiro ato dá reunião foi à leitura da ata anterior em que foi aprovada, e em seguida, a secretária de finanças leu a ata de recursos, em que o valor presente em caixa do conseg, que passa dos 13 mil reais, será repassado para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, em prol de mais segurança.
O Juiz dá Vara da Família e da Juventude, Carlos Eduardo Mattioli, destacou o trabalho que vem sendo feito contra a venda de bebidas para menores e espera ter mais um apoio com as entidades para uma fiscalização a fim de ajudar e encaminhar os jovens para uma vida saudável.
Em seguida, quem fez o uso da fala foi o Promotor Ademir, que enfatizou os locais onde estão sendo feitos eventos, e pediu mais fiscalização para a Prefeitura de União da Vitória, aos locais que ficam 24 horas abertos.
Os moradores em voz:
Alguns moradores do Conjunto Habitacional Horst Waldraff estiveram na reunião do Conselho, e solicitaram o apoio para que os moradores do Conjunto tenham mais tranquilidade. Pediram o apoio do Juiz e do Promotor, para que ambos olhem para o Conjunto Habitacional. Em relatos, a localidade é um espaço de violência, de uso e venda de drogas e de várias ameaças.
O Major do 27° Batalhão da Polícia Militar, Renato Taborda, afirmou que a comunidade pode contar com a PM.
Polícia Militar se pronuncia:
O Major dá Polícia Militar de União da Vitória, Renato Taborda, usou cerca de 30 minutos para explanar e dar respostas para a comunidade. Falou das ações da Polícia Militar e disse que a PM local está recebendo equipamentos de novas armas e até de um fuzil, e em breve, o Batalhão vai receber mais viaturas do Governo do Paraná, via o projeto Paraná Seguro.
O Major fez a apresentação dos policiais militares que estão trabalhando no distrito de São Cristóvão, e também disse que já está conversando com o prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda, para que a área central também tenha uma Companhia, como já tem no distrito de São Cristóvão.
Os empresários cobraram da PM mais ações em prol de acabar com os furtos e roubos nas lojas.
Presídio em União da Vitória:
O Procurador do município Fauzi Bakri, que também participou dá reunião do Conseg, afirmou que no dia 24 de fevereiro será feito uma reunião para ser construído ou não o presídio na cidade de União da Vitória.
Segundo Fauzi, a nossa cidade já tem o terreno e o Governo tem o recurso para a construção do espaço, mas falta um acerto. Se a comunidade local e regional quer este investimento. A reunião do dia 24 servirá para está decisão da vindo ou não deste presídio.
Galeria: