Os conselheiros eleitos para a gestão 2020/2024 do Conselho Tutelar de União da Vitória, foram empossados na tarde de quinta-feira, 09 de janeiro, no Auditório na Secretaria de Cultura. Silvana Rucinski, Celina Moretti, Carlos Jacyntho, Ricardo da Rosa e Sueli Ferreira foram eleitos pelo voto popular e assumem a função a partir de sexta-feira, 10.
O objetivo do Conselho Tutelar é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. “O Conselho Tutelar tem uma importância muito grande porque são os conselheiros que estão em contato direto com as crianças que estão sendo negligenciadas. É um compromisso muito grande perante a sociedade”, destaca o vice-prefeito, Bachir Abbas.
As eleições para o Conselho Tutelar foram realizadas em outubro do ano passado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Estamos à disposição para dar todo o suporte para que eles possam fazer um bom trabalho”, explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Simone Andrea Sacks.
Após as eleições, os conselheiros passaram por uma capacitação de 65 horas e estágio. “Estou muito satisfeito de estar aqui e me sinto muito preparado para assumir o cargo”, ressalta Ricardo da Rosa. Para Celina Moretii, conselheira tutelar reeleita, o desafio da profissão é o que motiva. “Sou conselheira reeleita e a nossa expectativa é sempre cumprir todas as necessidades, isto é, garantir os direitos à criança e ao adolescente”.