O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) realizou na semana passada, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, uma reunião extraordinária para a discussão de uma emenda parlamentar para o município de Cruz Machado.
A emenda foi obtida pelo deputado Federal Assis do Couto, por meio de solicitação do vereador Casemiro Andzeiewski, de um projeto de aquisição de equipamentos para uma cozinha comunitária, para a Associação dos Colonos da Comunidade Müller. O recurso foi obtido por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no valor de R$ 100.272,00.
O recurso necessitou ser aprovado pelos conselheiros do CMDR, para que o recurso possa ser utilizado pela associação. O CMDR é responsável pela discussão de todos os projetos na área da agricultura municipal, para a aprovação ou não, por meio dos conselheiros que representam várias entidades municipais.
Depois das discussões do encontro, os conselheiros aprovaram que a emenda parlamentar seja destinada à Associação dos Colonos da Comunidade Müller. Mesmo sendo um recurso direcionado, o projeto necessita de um parecer de aprovação do Conselho, para a liberação da emenda. Durante o encontro, foi solicitado que a associação da comunidade mantenha seus conselheiros no CMDR.
Segundo o secretário de Agricultura, Silmar Kazenok, o CMDR é um importante Conselho para a discussão de ideias para todas as decisões que envolvem questões da agricultura no município. “O município que não tem o CMDR, não consegue acessar recursos oficiais, tanto de nível Federal, como de nível Estadual. Todos os recursos tem que ter o parecer do CMDR. Ele é o fórum de discussão de decisões que envolvem ações da agricultura familiar”, acredita.
O CMDR tem como objetivo ouvir toda a população do município e do que eles necessitam em questões de desenvolvimento rural. O Conselho tem o apoio da Prefeitura de Cruz Machado, pois juntos podem tomar decisões e buscar alternativas diversas para o meio rural.
Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.