Conselho de Sanidade Agropecuária discute novas ações para Cruz Machado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Conselho de Sanidade Agropecuária discute novas ações para Cruz Machado


3 de outubro de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A sanidade agropecuária é uma das mais fortes e restritivas “barreiras comerciais”. É um fator determinante para a competitividade dos produtos agropecuários nos mercados nacional e internacional. Os países que adotam as boas práticas de produção, industrialização e comércio, seguindo normas sanitárias, asseguram sua competitividade nos mercados mundiais do agronegócio. O assunto é tratado em todas as cadeias produtivas por técnicos, agricultores e demais envolvidos na atividade, com o objetivo de produzir alimento seguro e de qualidade, preservando o meio ambiente e zelando pela saúde da população.

Os integrantes do Conselho de Sanidade Agropecuária de Cruz Machado realizaram uma reunião nesta quinta-feira, 1º, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para discutir novas ações no município. O Conselho abordará assuntos relacionados à sanidade vegetal e animal, que serão discutidos durante as reuniões mensais do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O trabalho em sanidade agropecuária envolve diversas organizações públicas e privadas, sob a orientação do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa). O Instituto Emater trabalha especialmente na educação sanitária e participa ativamente na mobilização e formação dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária.

A saúde animal, numa visão ampliada, envolve questões relacionadas a enfermidades dos animais, saúde pública, controle dos riscos em toda a cadeia alimentar, assegurando a oferta de alimentos seguros e bem estar animal.

São objetivos dos Conselhos de Sanidade Agropecuária: Promover a saúde pública por meio da sanidade agropecuária; Apoiar a defesa agropecuária na erradicação e controle de pragas e doenças Aumentar a renda do produtor; Agir contra perdas econômicas do produtor e da sociedade; Propor e executar o planejamento da defesa agropecuária local; Apoiar as autoridades competentes na execução das ações de defesa, inspeção e vigilância sanitária; Estudar e propor normas de defesa sanitária, respeitando a legislação vigente; e Acompanhar a execução das políticas públicas de sanidade agropecuária e segurança alimentar.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]