As obras de artes feitas pelos artistas plásticos da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, sobre o cotidiano da Polônia, foi aberta na noite de quinta-feira, 25 de agosto, na estação União, na cidade de União da Vitória.
O evento de abertura aconteceu às 20h15, com a presença de membros da Associação Cultural Polska-Braziliana Karol Wojtyła, de Porto União da Vitória, que contou com a presença especial do senhor Cônsul da Polônia no Brasil, Marek Makowski.
Segundo a professora Polonesa Ludmila Pawlowski, o trabalho só pode ser feito, pois a cultura Polonesa enviou recursos para o Brasil, e em especial para a Associação Cultural Polska-Braziliana Karol Wojtyła, onde foi decidido fazer um trabalho que mostrasse para a sociedade numa visão dos artistas de Porto União da Vitória e Curitiba, como nos vemos a Polônia em vários aspectos. Um dos artistas que participou do projeto foi o jovem Israel Checozi, que fala como foi apresentado o projeto para os artistas das cidades e como seria feito o trabalho de cada pessoa escolhida para o projeto.
Israel enfatiza o seu trabalho que teve como tema a Política da Polônia, onde ele teve que fazer um grande estudo sobre a Política do País, e como os governantes estão lidando com os Países vizinhos. Acompanhe o relato de Checozi, do seu trabalho.
Durante o evento de abertura, foi apresentado o nome do projeto e da Exposição, sendo “O Surreal Polonês aos Olhos da Arte”, e convidado para fazer parte do espaço das autoridades a professora Ludmila Pawlowski, a representante da Cultura da cidade Elaine Cochak, do presidente da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, Israel Checozi, do Cônsul da Polônia Marek Makowski e do prefeito de União da Vitória Pedro Ivo Ilkiu.Ludmila foi presenteada com uma imagem sua feita em desenho em forma de agradecimento.
Em suas palavras o Cônsul Marek Makowski, agradeceu a comunidade de União da Vitória e Porto União, pela recepção e parabeniza a todos pelo trabalho que está sendo apresentado que em breve as obras vão estar no Espaço Cultural da Polônia.
Durante a programação do evento foi feito três apresentações culturais com músicas da cultura Polonesa, a última canção apresentado chamado “Aleluia”, a comunidade presente cantou o refrão junto com os cantores.
A Exposição “O Surreal Polonês aos Olhos da Arte”, fica até o dia 7 de setembro, na Galeria de Arte Erich Herbert Will, e em seguida vai para o espaço cultural do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), como em breve na cidade de Porto União e segue para Curitiba, Brasília e chega para o Espaço da Cultura da Polônia.
A professora Ludmila, conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, e destaca o trabalho que está aberta em União da Vitória, e parabeniza a todos os envolvidos pelos trabalhos apresentados.
Ludmila, também fala sobre a presença do Cônsul da Polônia n Brasil Marek Makowski, que disse que ao saber da abertura da Exposição em União da Vitória, já estaria marcando em sua agenda para estar na cidade para este grande evento.
Serviço:
Evento: Exposição “O Surreal Polonês aos Olhos da Arte”
Local: Galeria de Arte Erich Herbert Will/ Estação União
Horário: 13h30 às 17h30
Período: 25 de agosto até 7 de setembro:
Galeria: