Coronavírus: saiba o que é e como funciona os testes que detectam o vírus » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Coronavírus: saiba o que é e como funciona os testes que detectam o vírus


13 de julho de 2020

Infectologista da 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, Suzanne Leite Pereira

O RT-PCR é um dos exames realizados para detecção de Covid-19 e considerado um exame “padrão ouro”, por seu diagnóstico preciso. Ele é feito por meio de coleta de material de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta), com o auxílio de um swab (cotonete). Esse exame também serve para identificação de outros tipos de vírus.

O teste busca detectar o RNA do vírus, que é como se fosse o DNA do vírus. Já o teste rápido é utilizado, segundo a infectologista da 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, Suzanne Leite Pereira, como um inquérito sorológico, ou seja, para saber se você já teve ou não contato com o vírus. Esse teste faz a identificação por meio dos anticorpos. “Eu pego o paciente, colho o exame de sangue dele, para saber se ele teve contato com o vírus ou não, para saber como está se comportando o vírus epidemiologicamente nas pessoas”, explica Suzanne.

É importante esse tipo de exame principalmente em profissionais, policiais, bombeiros “que são aquelas pessoas que lidam com o ser humano”. O teste não serve apenas para identificar o vírus e contabilizar pacientes, serve também “para orientar as nossas medidas com mais escala, para saber o comportamento da onda epidemiológica”, afirmou a infectologista.

Para aplicar os exames, é preciso ter noção de como está o quadro do paciente, pois cada teste é especifico para fases diferentes da Covid-19. O RT-PCR é mais indicado para o início da doença, especialmente na primeira semana, quando a pessoa possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2 no corpo.

Já os testes rápidos que são divididos em dois tipos, o IGM e IGG e também o teste imunocromatográfico, são indicados para quando o paciente já está a mais dias com o vírus instalado no corpo. Como eles detectam a Covid-19 por meio dos anticorpos, nos primeiros dias as células de defesa ainda não conseguiram fabricá-los, não sendo identificados no exame.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Porto União publica lista única de vagas para a Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação de Porto União divulgou, por meio da Central de Vagas, a lista única de vagas para os Núcleos de Educação Infantil (NEIs) referente ao ano letivo de 2026. A relação completa está disponível no site da Prefeitura, no ícone “Central de Vagas”, e apresenta o NEI e o período em […]

Demora da Câmara pode comprometer a incorporação da UNIUV à UNESPAR

A proposta de incorporação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ao campus da Universidade Estadual do Vale do Iguaçu (UNIUV), enfrenta um momento decisivo e pode estar ameaçada pela demora na tramitação do projeto na Câmara de Vereadores. O acordo, considerado estratégico para a consolidação do ensino superior público na região, depende da votação do […]

CMEI Eneida Fagundes recebe mais de R$ 117 mil em investimentos 

Nesta segunda-feira, 15, foi inaugurado novos espaços no Centro Municipal de Educação Infantil Eneida Fagundes, os investimentos totalizam R$ 117.051,21, aplicados em obras que qualificam o atendimento e o ambiente escolar, entre elas a construção de novos banheiros, construção de um solário e colocação de cobertura em policarbonato de corredores de acesso e do novo […]