Coronavírus: saiba o que é e como funciona os testes que detectam o vírus » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Coronavírus: saiba o que é e como funciona os testes que detectam o vírus


13 de julho de 2020

Infectologista da 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, Suzanne Leite Pereira

O RT-PCR é um dos exames realizados para detecção de Covid-19 e considerado um exame “padrão ouro”, por seu diagnóstico preciso. Ele é feito por meio de coleta de material de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta), com o auxílio de um swab (cotonete). Esse exame também serve para identificação de outros tipos de vírus.

O teste busca detectar o RNA do vírus, que é como se fosse o DNA do vírus. Já o teste rápido é utilizado, segundo a infectologista da 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, Suzanne Leite Pereira, como um inquérito sorológico, ou seja, para saber se você já teve ou não contato com o vírus. Esse teste faz a identificação por meio dos anticorpos. “Eu pego o paciente, colho o exame de sangue dele, para saber se ele teve contato com o vírus ou não, para saber como está se comportando o vírus epidemiologicamente nas pessoas”, explica Suzanne.

É importante esse tipo de exame principalmente em profissionais, policiais, bombeiros “que são aquelas pessoas que lidam com o ser humano”. O teste não serve apenas para identificar o vírus e contabilizar pacientes, serve também “para orientar as nossas medidas com mais escala, para saber o comportamento da onda epidemiológica”, afirmou a infectologista.

Para aplicar os exames, é preciso ter noção de como está o quadro do paciente, pois cada teste é especifico para fases diferentes da Covid-19. O RT-PCR é mais indicado para o início da doença, especialmente na primeira semana, quando a pessoa possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2 no corpo.

Já os testes rápidos que são divididos em dois tipos, o IGM e IGG e também o teste imunocromatográfico, são indicados para quando o paciente já está a mais dias com o vírus instalado no corpo. Como eles detectam a Covid-19 por meio dos anticorpos, nos primeiros dias as células de defesa ainda não conseguiram fabricá-los, não sendo identificados no exame.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente entre moto e ônibus mobiliza SAMU e Bombeiros em União da Vitória

Às 20h desta sexta-feira (4), equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros de União da Vitória foram acionadas para atendimento de uma colisão entre um ônibus e uma moto no bairro São Bernardo.No local foi constatada uma colisão entre uma moto Honda CG Titan 150 com placa de União da Vitória, que seguia pela […]

Porto União brilha na fase microrregional dos Jogos da Terceira Idade com conquistas na bocha, truco e bolão

Porto União conquistou vários pódios na fase microrregional dos Jogos Regionais da Terceira Idade. A equipe feminina de bocha, formada por Roseli Soroka, Eliseth Cardoso, Edite Twardouski e Arilda, sagrou-se campeã da competição, assim como a equipe masculina, composta pelos atletas Edno Andreoli, Francisco Rosa, Pedro Kosera e João Luís Cardoso. Além dos títulos na […]

Terceira Caminhada Ecológica e Turística de Nova Galícia abre inscrições em Porto União

A Administração de Porto União, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, comandada por Marcelo Storck, está organizando a 3ª Caminhada Ecológica e Turística de Nova Galícia, um evento que promete unir contato com a natureza e atividade física. A caminhada, que tem coordenação de Bruna Werle, está marcada para o dia 4 de […]