Coronavírus: saiba o que é e como funciona os testes que detectam o vírus » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Coronavírus: saiba o que é e como funciona os testes que detectam o vírus


13 de julho de 2020

Infectologista da 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, Suzanne Leite Pereira

O RT-PCR é um dos exames realizados para detecção de Covid-19 e considerado um exame “padrão ouro”, por seu diagnóstico preciso. Ele é feito por meio de coleta de material de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta), com o auxílio de um swab (cotonete). Esse exame também serve para identificação de outros tipos de vírus.

O teste busca detectar o RNA do vírus, que é como se fosse o DNA do vírus. Já o teste rápido é utilizado, segundo a infectologista da 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, Suzanne Leite Pereira, como um inquérito sorológico, ou seja, para saber se você já teve ou não contato com o vírus. Esse teste faz a identificação por meio dos anticorpos. “Eu pego o paciente, colho o exame de sangue dele, para saber se ele teve contato com o vírus ou não, para saber como está se comportando o vírus epidemiologicamente nas pessoas”, explica Suzanne.

É importante esse tipo de exame principalmente em profissionais, policiais, bombeiros “que são aquelas pessoas que lidam com o ser humano”. O teste não serve apenas para identificar o vírus e contabilizar pacientes, serve também “para orientar as nossas medidas com mais escala, para saber o comportamento da onda epidemiológica”, afirmou a infectologista.

Para aplicar os exames, é preciso ter noção de como está o quadro do paciente, pois cada teste é especifico para fases diferentes da Covid-19. O RT-PCR é mais indicado para o início da doença, especialmente na primeira semana, quando a pessoa possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2 no corpo.

Já os testes rápidos que são divididos em dois tipos, o IGM e IGG e também o teste imunocromatográfico, são indicados para quando o paciente já está a mais dias com o vírus instalado no corpo. Como eles detectam a Covid-19 por meio dos anticorpos, nos primeiros dias as células de defesa ainda não conseguiram fabricá-los, não sendo identificados no exame.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


PMA de Porto União intensifica ações no combate ao desmatamento

A Polícia Militar Ambiental de Porto União tem reforçado as ações de combate ao desmatamento ilegal no bioma da Mata Atlântica durante os meses de setembro e outubro de 2024. As operações têm como objetivo coibir práticas ilegais e proteger um dos ecossistemas mais ricos e importantes do Brasil, mas também um dos mais ameaçados […]

Estado repassa recursos para ações com PCDs; União da Vitória está na lista

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciou nesta terça-feira (05) os 73 municípios aptos a receber o repasse de R$ 5 milhões do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD). O anúncio foi feito em Maringá, no Noroeste do Estado, […]

Para maior segurança, DER-PR promove melhorias em rodovia entre Guarapuava e Pinhão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realiza serviços de conservação da faixa de domínio da PR-170 entre Guarapuava e Pinhão, na região Centro-Sul. O objetivo é proporcionar mais segurança e trafegabilidade para os usuários que utilizam o trecho de 49,58 quilômetros de extensão. Foi […]