Coronavírus: saiba o que é e como funciona os testes que detectam o vírus » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Coronavírus: saiba o que é e como funciona os testes que detectam o vírus


13 de julho de 2020

Infectologista da 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, Suzanne Leite Pereira

O RT-PCR é um dos exames realizados para detecção de Covid-19 e considerado um exame “padrão ouro”, por seu diagnóstico preciso. Ele é feito por meio de coleta de material de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta), com o auxílio de um swab (cotonete). Esse exame também serve para identificação de outros tipos de vírus.

O teste busca detectar o RNA do vírus, que é como se fosse o DNA do vírus. Já o teste rápido é utilizado, segundo a infectologista da 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, Suzanne Leite Pereira, como um inquérito sorológico, ou seja, para saber se você já teve ou não contato com o vírus. Esse teste faz a identificação por meio dos anticorpos. “Eu pego o paciente, colho o exame de sangue dele, para saber se ele teve contato com o vírus ou não, para saber como está se comportando o vírus epidemiologicamente nas pessoas”, explica Suzanne.

É importante esse tipo de exame principalmente em profissionais, policiais, bombeiros “que são aquelas pessoas que lidam com o ser humano”. O teste não serve apenas para identificar o vírus e contabilizar pacientes, serve também “para orientar as nossas medidas com mais escala, para saber o comportamento da onda epidemiológica”, afirmou a infectologista.

Para aplicar os exames, é preciso ter noção de como está o quadro do paciente, pois cada teste é especifico para fases diferentes da Covid-19. O RT-PCR é mais indicado para o início da doença, especialmente na primeira semana, quando a pessoa possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2 no corpo.

Já os testes rápidos que são divididos em dois tipos, o IGM e IGG e também o teste imunocromatográfico, são indicados para quando o paciente já está a mais dias com o vírus instalado no corpo. Como eles detectam a Covid-19 por meio dos anticorpos, nos primeiros dias as células de defesa ainda não conseguiram fabricá-los, não sendo identificados no exame.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Santin Roveda acompanha Governador Ratinho Júnior na reunião do COSUD em Florianópolis

O Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, está ao lado do Governador Ratinho Júnior na reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que acontece hoje em Florianópolis, Santa Catarina. O COSUD reúne os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio […]

Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]