O município Paranaense Coronel Domingos Soares, teve seus casos de Covid-19 dobrados nas últimas 24h, totalizando 34 casos confirmados nesta sexta-feira, 29 de maio. As pessoas contaminadas são trabalhadores da Quebec Engenharia, responsáveis pelas obras da Pequena Central Hidrelétrica (PCH), no rio Estrela. A empresa está fazendo testes em massa para os 400 funcionários.
Segundo a prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida, em conjunto com a 7ª Regional de Saúde, o município está fazendo todas as adequações necessárias, “temos uma ala no posto de saúde só para esses casos, isolados dos demais e estamos com uma ambulância preparada para qualquer emergência”.
Além dos testes, a empresa alugou três casas em Coronel Domingos Soares, para que os funcionários infectados fiquem em isolamento e não precisem voltar para as suas cidades com o perigo da disseminação do vírus. Os outros funcionários ficarão em isolamento dentro da empresa e, após 10 dias farão novamente o teste.
Quatro dos pacientes infectados deram positivo para o Covid-19 com IGG, “ou seja, já tiveram Covid, passaram, já estão imunes e não sentiram sintomas nenhum, que são esses pacientes assintomáticos”, disse a diretora do departamento de saúde, Sandra Maria da Rosa. Dos 30 casos, apenas um teve o quadro médico agravado, dando entrada no Hospital Santa Pelizzari no município de Palmas, agora o mesmo está estável.
Todas as empresas do município foram orientadas pela Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica sobre as ações e cuidados que precisam ser tomadas quanto a não disseminação do vírus.
O chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nesello, também esteve visitando o local para assim entender melhor situação no qual o município se encontra, e enfatizou que todos os pacientes estão orientados, isolados, estando a “secretária municipal com total domínio da situação”. Nesello também enfatizou que está visita se faz necessária, pois “é de fundamental importância para transmitir a comunidade que a situação está sendo bem conduzida” por todos os órgão responsáveis, sendo a empresa e as equipes de saúde do município.
Coronel Domingos Soares faz divisa com o município de Bituruna que mostrou preocupação com o surto da doença e tomou algumas medidas. O prefeito Claudinei de Paula Castilho, em entrevista ao Jornal Colmeia nesta sexta-feira, afirmou que uma equipe da secretaria de Saúde foi até Domingo Soares para dialogar com a secretaria de lá. A obra da PCH também foi visitada por essa equipe, que conversou com os responsáveis da empresa, “até porque a nossa preocupação é de que exista alguns trabalhadores do município de Bituruna, já que essa obra é nas proximidades do assentamento Santa Bárbara, lá na comunidade do Agudo”, comenta Castilho, que também afirmou que nenhum trabalhador da empresa pertence ao município.