Nos últimos dias o Hospital Municipal Santa Terezinha em Cruz Machado, passou por algumas modificações para atender aos casos de Coronavírus que possam chegar até a cidade. Em entrevista, o secretário de Saúde do município Carlos Diego Train, deu mais detalhes do que foi realizado no hospital.
Segundo Train, três quartos foram modificados para que os pacientes fiquem isolados, não tendo contato com outros doentes do hospital, diminuindo assim o contágio da doença. “Afim de evitar esses pacientes terem contato uns com os outros, a gente está isolando parte do hospital”, afirma.
As paredes ainda estão sendo feitas com madeira tipo compensado, provisoriamente para conseguir isolar o hospital inteiro. O local conta com 47 leitos no total e, está disponibilizando 10 leitos para os pacientes com suspeita da doença, coloca Train, “não temos nenhum caso ainda, mas a estrutura está montada”.
Na questão dos equipamentos a secretaria conseguiu disponibilizar dois respiradores para o hospital por precaução, pois se um paciente chegar ao nível de internação no Centro de Terapia Intensiva (UTI), será deslocado para outro hospital com maior capacidade para atendê-lo. “Para um cuidado moderado, estamos aptos, a equipe está treinada, temos esses respiradores mais por precaução”, aponta. Um dos respiradores têm a capacidade de ligar dois pacientes simultaneamente.
Train diz que a estrutura do hospital municipal está montada mas conta também com o apoio da população para a não disseminação do vírus. “As barreiras estão funcionando, alguns visitantes ainda vêm ao município, mas a gente procura orientar para que permaneçam em suas casas, principalmente vindo de outras cidades”. Outro ponto importante para a não disseminação do Covid-19, são os cuidados relacionados ao frequentar o comércio do município. Lembrando que é essencial evitar sair de casa, só se necessário e apenas uma pessoa por família. Assim, a secretaria de Saúde de Cruz Machado, em vídeo divulgado nas redes sociais, disponibilizou algumas dicas para quando a população precisar sair.
Evitar aglomerações nos espaços públicos é essencial. Nos bancos, nos comércios, é algo que precisa ser evitado a todo momento, coloca Train, “reforço a minha fala também para que essa Páscoa seja diferente. Que evitemos sair visitar outras famílias em outras cidades e também orientar os familiares a não vir para o município”.
A cidade de Cruz Machado não tem nenhum caso de Coronavírus e nenhum casos suspeito até o momento. O vídeo contou com a presença do médico Cristiano Guimarães, que palestrou sobre cuidados preventivos para alguns comerciários na terça-feira, 07. Guimarães apontou que o movimento no centro da cidade foi notório e triplicou nos últimos dias. “A nossa orientação para a população quando vierem realizar as suas compras, é de que respeitem a fila”, diz o médico.
Tentar deixar uma distância de um metro e meia e evitar conversar na fila também são pontos importantes a serem seguidos. A pessoa pode tanto transmitir como ser alvo de transmissão pelas gotículas de saliva expelidas no momento da conversa. “Se você as vezes pensa que não vai pegar doença, não vai adoecer, mas pense no seu colega, no próximo”, afirma Guimarães.
Em casos de comprar alimentos como lanches e marmitas, sempre buscar o alimento e voltar para casa. Evitar ao máximo que idosos saiam de casa e cada família enviar uma pessoa apenas na hora de fazer compras. “Vamos ser conscientes e vamos fazer as coisas da maneira correta, que se fazer a coisa da maneira correta, todo mundo saí ganhando”.