A maior produtora de erva mate do Brasil, título conquistado em 2018, completa hoje, 14, 68 anos de emancipação política-administrativa. Cruz Machado, situado no sul do Paraná, foi historicamente desmembrado de União da Vitória pela Lei Estadual nº 790 de 14 de novembro de 1951, sancionada pelo Governador Bento Munhoz da Rocha Neto.
No entanto, a instalação oficial se deu no dia 14 de dezembro de 1952, sendo que o primeiro prefeito do município foi o Sr. Afonso Nadolny. Hoje, com mais de 18 mil habitantes, prioritariamente rural, é a terra de um povo trabalhador, que se dedica diariamente à produção de feijão, milho, fumo, mel, suinocultura, pecuária leiteira e de corte, e à extração de erva-mate, carvão vegetal e madeiras em geral.
São os aspectos geográficos, como o clima subtropical úmido mesotérmico, banhado pelos Rios Iguaçu, D’Areia, Palmital, Santana, Palmeirinha, Guarani, Potingal, Lago d Foz do Areia, que fazem com que a agricultura e o extrativismo sejam as principais atividades econômicas.
A secretária de Administração, Noeli Pasa, lembra que o município, somente se desenvolveu porque tiveram pessoas que acreditaram que era possível e trabalharam para fazer da cidade, um lugar melhor para se viver. “Às pessoas que tem aqui sua família, seu emprego, os que nos ajudam a fazer esse município crescer a cada dia. Aos agricultores, que trabalham incansavelmente em suas propriedades, fazendo com que o município evolua, e seja reconhecido na região, e no estado de Paraná. A todos vocês, munícipes de Cruz Machado, parabéns, e nosso forte abraço pelos 68 anos”, parabeniza.
“Quero parabenizar toda a população da nossa querida Cruz Machado, pela emancipação política-administrativa. São 68 anos. E quero aqui reassumir os compromissos com essa querida cidade, com seu estimado povo, junto com Wilson [Barczak], temos a honra de poder a partir de 1º de janeiro estar dirigindo os destinos dessa querida nação”, reafirmou o prefeito eleito Antonio Luis Szaykowski.