Cruz Machado desenvolve ações no cultivo de erva-mate

Escute a rádio

Cruz Machado desenvolve ações no cultivo de erva-mate


11 de maio de 2016

A cidade de Cruz Machado, já é conhecida como a maior produtora de Erva-Mate, e tem como meto continuar sendo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de contribuir no desenvolvimento da agricultura familiar no município, Cruz Machado está desenvolvendo importantes ações com unidades de referência no cultivo de erva-mate. A ação é uma parceria entre Prefeitura de Cruz Machado, Cooperativa Coopafi, Ervateira Baldo e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

São três unidade que compõem o projeto. As propriedades selecionadas que receberam as unidades de referência são: do agricultor Eugênio Kovalczik, na Linha dos Couros; do produtor Lauro Naumiuk, na comunidade Linha Palmital; e do agricultor Osmar Kseniuk, na 6ª Vicinal Vitória. São plantações com aplicação de técnicas diferenciadas. Na Linha dos Couros a plantação é de erva-mate nativa, com sombras e ao sol aberto; na comunidade Palmital a erva-mate é toda plantada e sombreada; na comunidade Vitória a erva-mate é plantada e ao céu aberto.

O projeto tem como objetivo a recuperação, implantação e manejo dos ervais. São realizadas análises de solo de adubação e podas, em breve serão promovidos dias de campos para os agricultores, com o propósito de repassar as técnicas utilizadas e os resultados alcançados. “Com o desenvolvimento de todas essas ações, estaremos aumentando a produção de erva-mate com mais qualidade em Cruz Machado”, comenta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Silmar Kazenoh.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A criação das unidades de referência tem como objetivo melhorar a qualidade da produção, analisar períodos e técnicas de poda e a forma correta para realizar os procedimentos de produção. Nas áreas de plantio de erva-mate serão realizadas podas de acordo os procedimentos já realizados pelos produtores e também a poda através de um novo sistema, para que possam ser comparadas as técnicas na prática.

O município de Cruz Machado é reconhecido nacionalmente como o maior produtor de erva-mate do Brasil. Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2014 a área de plantação da erva-mate foi de seis mil hectares e a produção de 75 mil toneladas. Segundo dados prévios levantados, o valor gerando em 2014 e de 2015 deve ultrapassar R$ 200 milhões. A erva-mate é uma das culturas mais importantes para o desenvolvimento no município.

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Governo vai liberar saldo do FGTS a quem optou por saque-aniversário

Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e foram demitidos sem justa causa poderão sacar os recursos depositados pela empresa antes da dispensa. Na sexta-feira (28), o governo federal publicará medida provisória liberando os recursos, confirmou o Ministério do Trabalho e Emprego. A medida beneficiará 12,1 milhões de trabalhadores […]

Segunda parcela do IPVA 2025 de veículos com final de placa 9 e 0 vence nesta quarta-feira

Os donos de veículos com finais de placa 9 e 0 têm até esta quarta-feira (26) para fazer o pagamento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem fazer o pagar a segunda cota do imposto ao longo desta […]

Programa Penso, Logo Destino capacita cerca de 12 mil agentes catarinenses de Saúde e de combate às endemias

A primeira capacitação deste ano do Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), será nesta terça-feira, 25, e tem como público-alvo agentes de Saúde e de Combate às Endemias que atuam nos municípios catarinenses. Os primeiros encontros ocorrem na região de São Miguel do Oeste e vão até […]