Cruz Machado em alerta após caso de Hantavirose » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado em alerta após caso de Hantavirose


25 de agosto de 2021

Imagens: Prefeitura de Cruz Machado

Após o registro de dois casos positivos e dois casos suspeitos de Hantavirose no município, a secretaria municipal de Saúde está com as atenções voltadas para esta doença que, em anos anteriores, já vitimou sete pessoas em Cruz Machado. Dos casos positivos, um foi na linha Encantilado e o outro na linha Rio da Areia. Os casos suspeitos estão localizados na linha Palmital e em outro ponto da linha Rio da Areia. O primeiro caso positivo do município em 2021 foi também o primeiro caso da doença registrado no Paraná neste ano, o que ligou o sinal de alerta.

Tendo em vista a prevenção e tratamento a possíveis casos da doença, na última terça-feira (17) foi realizada uma capacitação em União da Vitória, com a participação de representantes 4ª Regional de Saúde de Irati, divisão de zoonoses da SESA PR e representantes de todos os municípios que compõe a 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, com o tema “Hantavirose, inspeção do local provável de inspeção e aplicação do roteiro de investigação”. Cruz Machado esteve participando com Felipe Siepko, Felício Suski Júnior, Daniel Lipinski, Rose Ferch, Sandro José Krawczyk, Dr. Helton Choman e Dr. Lázaro Daniel Pacheco.

Já na quarta-feira (18), ocorreu pela manhã a parte prática da capacitação, com a realização de um trabalho a campo na linha Rio da Areia, com representantes de todos os municípios da 6ª Regional e técnicos da 4ª Regional de Saúde. Na tarde de quarta-feira e na manhã da quinta-feira (19) a equipe da divisão de zoonoses da SESA PR continuou no município, realizando o monitoramento dos casos suspeitos e, à tarde, foi realizado no Centro de Saúde Dr. Carlos Renato Passos o encerramento dos trabalhos, com a participação da secretária de Saúde, Ir. Halina Krajewska, prefeito, Antonio Luis Szaykowski, e demais autoridades sanitárias. Na próxima sexta-feira (27) a 6ª Regional de Saúde estará novamente em Cruz Machado, desta vez realizando uma capacitação com os agentes comunitários de saúde.

O QUE É HANTAVIROSE?

É uma doença perigosa, que pode levar à morte. Ela é causada por um vírus presente na urina, fezes e saliva dos ratos que vivem no mato (rato do arroz, rato da taquara).

COMO SE PEGA A DOENÇA?

Pela respiração de poeiras contaminadas com o vírus, principalmente em locais fechados. O contágio também é possível pela mordida do rato do mato.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS

No começo, parece uma gripe. A pessoa sente febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, tosse seca e falta de ar. Também podem ocorrer náuseas, vômitos e diarreias.

QUEM TEM MAIS CHANCES DE PEGAR HANTAVIROSE?

As pessoas que podem ter contato com os ratos do mato, como agricultores; pescadores; trabalhadores das áreas de reflorestamento; quem vive ou trabalha no campo; quem varre ou dorme em locais fechados há muito tempo, como galpões, paióis, armazéns, casas rurais, casas de campo, dentre outros.

**Assessoria da Prefeitura de Cruz Machado

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Safra de milho do Paraná deve ter a maior produtividade média da história em 2025

A primeira safra de milho já superou em 90% a colheita e deve ter a maior produtividade média da história para a safra. Essa é uma das informações trazidas na Previsão Subjetiva de Safra (PSS), divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná […]

Governo do Paraná destaca inovação em geoprocessamento para cidades inteligentes

Uma tecnologia de geoprocessamento desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) movimenta, desde a terça-feira (25), o Smart City Expo Curitiba, que está entre os principais eventos realizados na área de cidades inteligentes da América. Denominado WebGIS, o projeto é uma das atrações do Governo do Estado no espaço Paraná Mais Ciência, organizado pela […]

Proteção e Defesa Civil promove seminários mesorregionais para fortalecer municípios catarinenses

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina iniciou, nesta quinta-feira, 27, uma série de seminários mesorregionais para fortalecer a atuação das Defesas Civis municipais. O primeiro encontro aconteceu na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), na Capital catarinense. O encontro reuniu representantes de 67 municípios, entre prefeitos, vereadores e […]