O “Programa Nacional de Habitação Rural” foi criado no âmbito do “Programa Minha Casa, Minha Vida” e tem como objetivo subsidiar a produção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais.
O projeto abrange todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes, que são concedidos diretamente às pessoas físicas, trabalhadores rurais ou agricultores familiares.
A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) realizou nesta quinta-feira, 8, na residência da senhora Joana Machado de Carvalho, na comunidade Rio das Antas, a entrega de 37 novas unidades habitacionais aos cruz-machadenses beneficiados pelo projeto.
O evento contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, Gerente do Escritório Regional de União da Vitória da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Júlio Adilson Pires, a secretária de Assistência Social e Habitação, Juliana Sembay, vereadores, secretários municipais, demais autoridades e a população.
O processo de cadastro foi realizado pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em parceria entre a Secretaria da Municipal de Assistência Social e Cohapar de União da Vitória. As famílias foram selecionadas por meio de critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades.
Cada família pagará pela casa o valor de R$ 1.140,00, dividido em parcelas anuais de R$ 285,00 durante 4 anos. As obras foram construídas com recursos do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Cohapar, Seab, Emater e Prefeitura de Cruz Machado.
O Programa de Habitação Rural tem como finalidade reduzir o déficit habitacional rural, incentivando a manutenção da família no campo e oferecendo moradia digna por meio de construção de novas moradias. O objetivo do programa também é incentivar que o produtor permaneça na propriedade, produzindo alimentos e gerando fonte de renda ao município.
Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.