Danos são registrados em diversos municípios da Amsulpar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Danos são registrados em diversos municípios da Amsulpar


1 de julho de 2020

São Mateus do Sul – Divulgação

Algumas cidades que fazem parte da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) tiveram grandes danos ocorridos pelo temporal. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar trabalharam para atender a todos os chamados.

Em Antônio Olinto apenas alguns galhos de árvores voaram e algumas casas foram destelhadas, sem nenhuma vítima, apenas danos materiais que não foram graves, assim enfatizou o Prefeito, Fábio Machiavelli em entrevista ao Jornal Colmeia.

Já em Porto Vitória, na área central, houve queda de árvores, assim como no interior que foi mais atingido. Além da queda de árvores, postes caíram e cabos de energia estouraram, deixando muitas linhas do interior do município sem energia elétrica até a manhã dessa quarta-feira, 01 de julho, relatou o prefeito interino, Francisco Xavier Kampmann ao Jornal Colmeia.

Bituruna – Divulgação

Bituruna também contabilizou muitos estragos com várias comunidades do interior ainda sem energia elétrica pela manhã dessa quarta-feira, 01. Houve também problemas com telefone e internet, além de árvores caídas na área central e nos acessos como a PR170, salientou o prefeito Claudinei de Paula Castilho.

São Mateus do Sul – Divulgação

São Mateus do Sul, conforme palavras do prefeito Luiz Adyr, registrou tombamento de árvores, destelhamento de casas e na localidade da Divisa, uma igreja foi destelhada com o forte vento, fazendo com que o eternit voasse a uma distância considerável. Na localidade de Santana, também no interior da cidade, um produtor de leite teve o desmonte de seu barracão que acabou caindo em cima de seu trator e outro veículo. Um levantamento está sendo feito com a Defesa Civil sobre os estragos para ter uma noção mais exata de quão grande foram os danos. Houve o desligamento de energia elétrica em muitas comunidades. No Centro de São Mateus do Sul, as fachadas da Farmácia Nossa Farma e loja Peluche também foram danificadas.

São Mateus do Sul – Divulgação

A Secretaria de Obras de Mallet fez um levantamento pela manhã dessa quarta-feira, 01, sobre os estragos causados pelo temporal. Na área central, houve o rompimento de cabos de energia elétrica por volta das 16h e toda a cidade ficou sem luz, retornando após as 21h. Alguns bairros permaneceram sem energia elétrica ainda pela manhã. A Sanepar teve problemas nas linhas de transmissão e, as bombas que fornecem água ao município foram desligadas, deixando boa parte dos moradores sem água. Algumas tendas montadas no Parque dos Imigrantes foram danificadas, assim como no setor de triagem no Centro de Eventos. Essas tendas foram montadas como barreira sanitária. Os Bombeiros Comunitários foram acionados na BR 153 para fazer o corte e manejo de diversas árvores que foram arremessadas a rodovia.

União da Vitória – Defesa Civil

Em União da Vitória, o coordenador da Defesa Civil de União da Vitória, Douglas Malschitzky, enfatizou a realização de atendimentos para auxiliar os mais afetados. “A Defesa Civil de União da Vitória, realizou atendimento emergencial com entrega de lona em residências, porém não conseguimos mensurar o número de casas atingidas com o vendaval no dia de ontem. Muitas residências tiveram pequenas avarias nos telhados e não precisaram auxílio da Defesa Civil. Houve também, quedas de algumas árvores tanto no perímetro urbano quanto no interior do município, onde a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Corpo de Bombeiros estão realizando a remoção das mesmas”.

União da Vitória – Defesa Civil


A Companhia Paranaense de Energia também segue com os trabalhos para normalizar o fornecimento de energia elétrica tanto em União da Vitória, quanto em Cruz Machado, que também registrou quedas de árvores e destelhamentos de residências. O município ficou praticamente 24h sem luz, sinal telefônico e internet, sendo que nesta tarde de quarta-feira, 01, boa parte do município já conta com o restabelecimento.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]