Defesa Civil de SC investe em prevenção em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Defesa Civil de SC investe em prevenção em Porto União


14 de novembro de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Defesa Civil do estado de Santa Catarina, realizou na cidade de Canoinhas, a entrega do material “Carta de Inundação” para as cidades do Planalto Norte, em prol de ajudar as equipes da Defesa Civil de cada município, em ações devido à chuva. A entrega ocorreu na tarde de terça-feira, 12 de novembro, na Câmara de Vereadores de Canoinhas.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O trabalho da Defesa Civil de fazer a Carta de Inundação, teve como objetivo dar uma direção as equipes locais no caso de ações rápidas para ajudar a sociedade em momentos de chuva e pós chuva em áreas de risco. A entrega dos documentos foi feita pelo chefe da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, João Batista Carneiro Junior, que destacou a importância do material para a equipe da Defesa Civil, acompanhe:

 

 

A cidade de Porto União foi representado pelo vice-prefeito Percy Storck, que recebeu das mãos do chefe da Defesa Civil de Santa Catarina e do coordenador da Defesa Civil no Planalto Norte, Clodoaldo dos Santos, o documento. Percy destaca a importância da carta de Inundação para ações de prevenção na cidade de Porto União.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

O documento busca instrumentalizar as defesas civis no controle e previsão de cheias, inundações e no apoio em operações e ações de proteção. As Cartas também serão usadas no mapeamento e análise de riscos hidrológicos e redes de monitoramento e alerta.

Segundo o coordenador regional de Defesa Civil, Clodoaldo Ribas dos Santos, atualmente os municípios da região da Amplanorte estão trabalhando na revisão dos planos diretores, e essa ferramenta vem no momento certo. “A prevenção no ordenamento urbano dos municípios é a melhor forma de se evitar futuras perdas, sejam elas econômicas ou de vidas”, destacou o coordenador.

Já o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, destacou que é uma ação de prevenção e de planejamento que vai impactar diretamente nos municípios beneficiados com a entrega. “Podemos minimizar os prejuízos com sistemas de alertas e gestão de cheias. A informação antecipada pode minimizar danos, prejuízos e preservar vidas. Assim preparamos nosso Estado para os mais diferentes fenômenos meteorológicos”, completou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]