Rádio Colmeia Defesa Civil de SC investe em prevenção em Porto União » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Defesa Civil de SC investe em prevenção em Porto União


14 de novembro de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Defesa Civil do estado de Santa Catarina, realizou na cidade de Canoinhas, a entrega do material “Carta de Inundação” para as cidades do Planalto Norte, em prol de ajudar as equipes da Defesa Civil de cada município, em ações devido à chuva. A entrega ocorreu na tarde de terça-feira, 12 de novembro, na Câmara de Vereadores de Canoinhas.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O trabalho da Defesa Civil de fazer a Carta de Inundação, teve como objetivo dar uma direção as equipes locais no caso de ações rápidas para ajudar a sociedade em momentos de chuva e pós chuva em áreas de risco. A entrega dos documentos foi feita pelo chefe da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, João Batista Carneiro Junior, que destacou a importância do material para a equipe da Defesa Civil, acompanhe:

 

 

A cidade de Porto União foi representado pelo vice-prefeito Percy Storck, que recebeu das mãos do chefe da Defesa Civil de Santa Catarina e do coordenador da Defesa Civil no Planalto Norte, Clodoaldo dos Santos, o documento. Percy destaca a importância da carta de Inundação para ações de prevenção na cidade de Porto União.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

O documento busca instrumentalizar as defesas civis no controle e previsão de cheias, inundações e no apoio em operações e ações de proteção. As Cartas também serão usadas no mapeamento e análise de riscos hidrológicos e redes de monitoramento e alerta.

Segundo o coordenador regional de Defesa Civil, Clodoaldo Ribas dos Santos, atualmente os municípios da região da Amplanorte estão trabalhando na revisão dos planos diretores, e essa ferramenta vem no momento certo. “A prevenção no ordenamento urbano dos municípios é a melhor forma de se evitar futuras perdas, sejam elas econômicas ou de vidas”, destacou o coordenador.

Já o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, destacou que é uma ação de prevenção e de planejamento que vai impactar diretamente nos municípios beneficiados com a entrega. “Podemos minimizar os prejuízos com sistemas de alertas e gestão de cheias. A informação antecipada pode minimizar danos, prejuízos e preservar vidas. Assim preparamos nosso Estado para os mais diferentes fenômenos meteorológicos”, completou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Jovem de 18 anos morador de General Carneiro está desaparecido

O jovem de 18 anos, morador de General Carneiro, João Carlos Major, está desaparecido há uma semana. De acordo com informações, o rapaz é deficiente auditivo e não se comunica bem utilizando libras. João foi visto pela última vez na BR 476, sentido Lapa. Qualquer informação pode ser repassada no 190 a Polícia Militar.

Cruz Machado confirma 15 novos casos e três recuperados da Covid-19

Nesta quarta-feira, 3, o município de Cruz Machado registrou 15 novos casos de Covid-19 e três pacientes recuperados. As informações foram divulgadas por meio do boletim epidemiológico emitido pela secretaria de Saúde. Agora a cidade tem um total de 335 casos confirmados. Destes, 271 estão recuperados, 61 seguem ativos com cinco pacientes internados na enfermaria, […]

Compra de vacinas e descontos em Tributos são discutidos entre prefeito e vereadores em UVA

Vereadores de União da Vitória estiveram presentes na Prefeitura Municipal de União da Vitória solicitando e discutindo algumas ações concretas em relação ao decreto estadual que priva alguns comerciantes de abrirem seus negócios. Entre as propostas solicitadas e discutidas com o prefeito Bachir Abbas e seus secretários se destacam: Aquisição das vacinas através de consórcio. […]