Denúncias por gastos elevados com os serviços de limpeza e jardinagem em contratos da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, foram feitas pelo Deputado Estadual Maurício Eskudlark nessa quarta-feira, 20 de maio, em sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O contrato feito com uma empresa de Curitiba- Paraná, para atender o planalto norte, como as cidades de Canoinhas, Mafra e Porto União, dá um total de aproximadamente 4,51 milhões de reais.
A denúncia feita pelo deputado, chegou a ele por informações da “antiga SDR Canoinhas de educação” em que uma funcionária, que é responsável por assinar o recebimento das notas, se recusou a assinalar uma nota de mais de 100 mil reais em serviços de limpeza e jardinagem para a Escola Estadual Santa Cruz (CESC).
Segundo Eskudlark, o valor total da licitação para serviços em 22 escolas de Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras fechou em “2 milhões 294 mil, esse é o contrato da Secretaria de Educação para jardinagem”, disse.
No planalto norte, o valor ultrapassou os 4 milhões de reais, dividido em três lotes. O primeiro lote contemplou Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo e Papanduva. Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras faziam parte do segundo lote e, Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul parte do terceiro. Os valores dos pagamentos por escola não aparecem no portal da transparência da Secretaria de Educação.