Desconto do INSS no seu salário vai mudar; saiba quanto você vai pagar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Desconto do INSS no seu salário vai mudar; saiba quanto você vai pagar


12 de janeiro de 2023

Divulgação/Ilustrativa

O valor que é descontado do salário dos trabalhadores ao INSS vai mudar a partir de fevereiro.

Novas alíquotas de contribuição

Até um salário mínimo (R$ 1.302): 7,5%.

De R$ 1.302,01 a R$ 2.571,29: 9%.

De R$ 2.571,30 a R$ 3.856,94: 12%.

De R$ 3.856,95 a R$ 7.507,49: 14%.

Impacto nos salários

O trabalhador que ainda não teve reajuste salarial vai receber um pouquinho a mais de salário, porque a contribuição diminui, segundo Emerson Lemes, diretor do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

Quando o salário do profissional é reajustado, o valor do desconto aumenta.

Uma pessoa que recebe R$ 1.500 vai ter o seguinte desconto salarial: 7,5% sobre R$ 1.302: R$ 97,65.

9% sobre o restante do valor (R$ 198): R$ 17,82.

O desconto total será de R$ 115,47.

Quanto você vai pagar

Veja o valor descontado de INSS por salário

Simulações foram feitas pela calculadora do IBDP

As novas faixas de contribuição ao INSS valem para trabalhadores com carteira assinada, domésticos e trabalhadores avulsos.

As contribuições são obrigatórias e descontadas diretamente do salário do trabalhador.

A tabela considera o salário mínimo de R$ 1.302, valor aprovado em dezembro pelo governo de Jair Bolsonaro. O atual governo afirma que quer aumentar o mínimo para R$ 1.320 — o assunto está em discussão, e é possível que o reajuste seja feito apenas em maio.

Reajuste nas aposentadorias

O aumento da alíquota vem depois do anúncio do reajuste das aposentadorias, que foi de 5,93% em 2022.

O valor máximo de aposentadorias e pensões pagas irá subir R$ 420,27, dos atuais R$ 7.087,22 para R$ 7.507,49.

O reajuste de 5,93% vale apenas para quem recebia o pagamento em janeiro de 2022; para quem teve o benefício concedido ao longo de 2022, o percentual será menor, variando de acordo com o mês de início de recebimento.

O valor mínimo dos benefícios irá aumentar de R$ 1.212 para R$ 1.302, acompanhando o novo valor do salário mínimo aprovado até o momento.

**UOL

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória lança programa municipal para impulsionar o turismo

Imagem assessoria A Prefeitura de Porto Vitória lança na próxima terça-feira, 27 de outubro, o Programa Municipal de Desenvolvimento Turístico, iniciativa voltada à valorização dos atrativos locais e à criação de novas oportunidades para o município. O evento será realizado às 19h, na Câmara de Vereadores, e marca o início de uma proposta para transformar […]

Paula Freitas promove encontro para fortalecer o setor empresarial

Imagem assessoria A Sala do Empreendedor de Paula Freitas realiza neste sábado, 24 de outubro, o Encontro Municipal de Empresários 2026, com o objetivo de incentivar a troca de experiências, ampliar conexões e fortalecer o desenvolvimento econômico do município. O evento será realizado das 8h30 às 11h30, no Centro Comunitário Paulo Almeida, com entrada gratuita […]

Prefeitura de Irineópolis orienta população sobre prevenção à dengue no Dia de Finados

Imagem de reprodução A Prefeitura de Irineópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica, está orientando a população a redobrar os cuidados com a prevenção à dengue durante as visitas aos cemitérios no Dia de Finados. A recomendação é evitar recipientes que possam acumular água, como embalagens plásticas, suportes de velas e vasos, que podem se tornar […]