Distrito de Santa Cruz do Timbó comemora 106 anos de sua fundação » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Distrito de Santa Cruz do Timbó comemora 106 anos de sua fundação


Na Manha de ontem , 21 de setembro, a comunidade de Santa Cruz do Timbó se reuniu para celebrar os 106 anos de fundação do distrito. O tradicional Desfile Cívico-Militar marcou a data, reunindo escolas, entidades, autoridades locais e moradores em um momento de patriotismo, união e valorização da história da comunidade.

O desfile percorreu as ruas centrais do distrito e contou com a participação de estudantes, bandas marciais e representantes de diferentes setores da sociedade, resgatando o sentimento de pertencimento e orgulho da população.

A celebração seguiu no pavilhão da Igreja Luterana, onde a festa comunitária reuniu famílias e amigos em um ambiente de confraternização, animado pelo grupo Sangue Latino, garantindo diversão e alegria para todos.

O evento reforçou a importância de preservar as tradições locais, fortalecer os laços comunitários e manter viva a história de Santa Cruz do Timbó para as futuras gerações.

Santa Cruz do Timbó, 1930. Foto de propriedade do Sr Alvir Galle

O distrito foi instalado oficialmente em 26 de julho de 1926, mas sua colonização remonta a décadas anteriores. A região era originalmente habitada pelos índios Xokleng, os quais, inclusive, provocaram a morte do primeiro morador do lugar, Pedro Ermonge, e dois netos adolescentes, por volta de 1910. Esse acontecimento levou a família Ermonge a erguer uma cruz de madeira às margens do rio Timbó.

Por volta de 1917 chegaram as primeiras famílias de migrantes, a maior parte evangélicos luteranos de origem alemã, vindos do Rio Grande do Sul. Eram as famílias Perske, Barth, Jung e Sander, dentre outras. Muitos vieram do município gaúcho de Santa Cruz do Sul e, encontrando a cruz rústica, denominaram o local de “Lugar da Cruz”, depois apenas “Santa Cruz”. Mais tarde, houve a tentativa de alterar o nome para “Caúna”, homônimo duma planta de gosto amargo, abundante na região. Tendo sido frustrada essa tentativa, retomou-se o nome “Santa Cruz”, acrescentando-se o nome do rio que banha a região, Timbó. Ao final das duas guerras mundiais, vieram algumas famílias diretamente da Europa, bem como das regiões litorâneas de Santa Catarina.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Aniversário Bahniuk 49 anos entra na reta final e promete grande revelação em fevereiro

A campanha de aniversário de 49 anos do Bahniuk Supermercados está entrando em sua reta final e segue movimentando União da Vitória e toda a região. Clientes ainda têm até o dia 31 de janeiro para participar de uma das maiores ações promocionais já realizadas pela rede, que celebra quase cinco décadas de história com […]

Padre Antônio Carlos é eleito Administrador Diocesano

Em razão do início do período de vacância episcopal na Diocese de União da Vitória, após a nomeação de Dom Walter Jorge como Bispo da Diocese da Campanha (MG), na qual tomou Posse no dia 17 de janeiro, o Colégio de Consultores da Diocese de União da Vitória reuniu-se na data de hoje, 22 de […]

APADAF realiza Pastelada solidária

A Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo de Porto União (APADAF) realizará, no dia 6 de fevereiro, uma pastelada solidária com o objetivo de arrecadar recursos para a manutenção das atividades desenvolvidas pela instituição. A ação busca envolver a comunidade e fortalecer o apoio às pessoas com deficiência auditiva atendidas pela associação. A […]