Dona Adalgiza de Lara é a primeira idosa a ser vacina contra a Covid-19 em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Dona Adalgiza de Lara é a primeira idosa a ser vacina contra a Covid-19 em União da Vitória


11 de fevereiro de 2021

Imagem: Prefeitura de União da Vitória

Adalgiza de Lara Bueno Furquim. Esse é o nome da primeira idosa com mais de 90 anos a ser vacina contra Covid-19, no bairro Rocio, em União da Vitória. Dona Adalgisa também carrega o título de mulher mais idosa do município. Com 107 anos e sem precisar tomar nenhum tipo de medicamento, a idosa foi vacinada em sua residência na manhã dessa quinta-feira, 11.

Imagens: Prefeitura de União da Vitória

Para sua bisneta, Valéria Tusset Romko, o momento foi gratificante. Emocionada e com lágrimas nos olhos, Valéria disse que é uma conquista a família que passou pela Covid-19. “Estou muito emocionada, é muito gratificante ver o carinho e o cuidado que a gente tem com ela agora continuar com certeza”, disse.

Mais um dos motivos para se comemorar a vacina, segundo Valéria, será a família poder visitar com mais tranquilidade dona Adalgiza, mas continuando com os cuidados de prevenção ao vírus, com o uso da máscara e distanciamento. Muitos familiares, por trabalharem em lugares com mais probabilidade de contaminação, ficavam receosos de visitar dona Adalgiza. “Agora com certeza, a gente vai poder respirar um pouquinho mais aliviado”, falou Valéria.

Imagem: Prefeitura de União da Vitória

A Secretaria de Saúde recebeu na segunda-feira, 8, 440 doses da vacina Sinovac/Butantan, sendo 280 doses destinadas aos idosos com mais de 90 anos. O restante, 160 doses, foram para mais uma parcela dos profissionais da saúde.

Desde o início da semana foram realizadas as atualizações dos cadastros dos idosos, em que foi orientado que os mesmos ou familiares, se deslocassem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a secretaria contabilizar quantas pessoas dessa população seriam necessárias vacinar.

De acordo com o secretário da pasta, Fernando Ferencz, nessa atualização cadastral foi verificado que tiveram alguns idosos acima de 90 anos que, ou vieram a óbito, ou mudaram-se do município. Com isso será possível contemplar uma parte dos idosos de 80 a 90 anos. Lembrando que os idosos acamados serão vacinados em casa pelas equipes de saúde.

Imagem: Prefeitura de União da Vitória

Idosos que consigam se locomover podem ir até as Unidades de Saúde para se vacinar, segundo Ferencz. A UBS Josmar Babi, localizada na área central, terá a vacinação em sistema Drive Thru a partir dessa quinta-feira. “A maior concentração de idosos está neste posto de saúde”, disse o secretário. Todos os idosos, independente de cadastro ou não, poderão ser vacinados.

A estimativa era de que o município tinha 263 idosos acima de 90 anos, porém com a atualização cadastral essa estimativa caiu, sobrando mais algumas vacinas para os idosos entre 80 a 90 anos. Ainda não há uma provável data para a vacinação das outras fases.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]