Rádio Colmeia Dona Adalgiza de Lara é a primeira idosa a ser vacina contra a Covid-19 em União da Vitória » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Dona Adalgiza de Lara é a primeira idosa a ser vacina contra a Covid-19 em União da Vitória


11 de fevereiro de 2021

Imagem: Prefeitura de União da Vitória

Adalgiza de Lara Bueno Furquim. Esse é o nome da primeira idosa com mais de 90 anos a ser vacina contra Covid-19, no bairro Rocio, em União da Vitória. Dona Adalgisa também carrega o título de mulher mais idosa do município. Com 107 anos e sem precisar tomar nenhum tipo de medicamento, a idosa foi vacinada em sua residência na manhã dessa quinta-feira, 11.

Imagens: Prefeitura de União da Vitória

Para sua bisneta, Valéria Tusset Romko, o momento foi gratificante. Emocionada e com lágrimas nos olhos, Valéria disse que é uma conquista a família que passou pela Covid-19. “Estou muito emocionada, é muito gratificante ver o carinho e o cuidado que a gente tem com ela agora continuar com certeza”, disse.

Mais um dos motivos para se comemorar a vacina, segundo Valéria, será a família poder visitar com mais tranquilidade dona Adalgiza, mas continuando com os cuidados de prevenção ao vírus, com o uso da máscara e distanciamento. Muitos familiares, por trabalharem em lugares com mais probabilidade de contaminação, ficavam receosos de visitar dona Adalgiza. “Agora com certeza, a gente vai poder respirar um pouquinho mais aliviado”, falou Valéria.

Imagem: Prefeitura de União da Vitória

A Secretaria de Saúde recebeu na segunda-feira, 8, 440 doses da vacina Sinovac/Butantan, sendo 280 doses destinadas aos idosos com mais de 90 anos. O restante, 160 doses, foram para mais uma parcela dos profissionais da saúde.

Desde o início da semana foram realizadas as atualizações dos cadastros dos idosos, em que foi orientado que os mesmos ou familiares, se deslocassem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a secretaria contabilizar quantas pessoas dessa população seriam necessárias vacinar.

De acordo com o secretário da pasta, Fernando Ferencz, nessa atualização cadastral foi verificado que tiveram alguns idosos acima de 90 anos que, ou vieram a óbito, ou mudaram-se do município. Com isso será possível contemplar uma parte dos idosos de 80 a 90 anos. Lembrando que os idosos acamados serão vacinados em casa pelas equipes de saúde.

Imagem: Prefeitura de União da Vitória

Idosos que consigam se locomover podem ir até as Unidades de Saúde para se vacinar, segundo Ferencz. A UBS Josmar Babi, localizada na área central, terá a vacinação em sistema Drive Thru a partir dessa quinta-feira. “A maior concentração de idosos está neste posto de saúde”, disse o secretário. Todos os idosos, independente de cadastro ou não, poderão ser vacinados.

A estimativa era de que o município tinha 263 idosos acima de 90 anos, porém com a atualização cadastral essa estimativa caiu, sobrando mais algumas vacinas para os idosos entre 80 a 90 anos. Ainda não há uma provável data para a vacinação das outras fases.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


TCE-SC faz alerta sobre compra de vacina Sputnik V por municípios catarinenses

O conselheiro Luiz Eduardo Cherem representou o Tribunal de Contas de Santa Catarina, na manhã de sexta-feira, 9, na primeira reunião virtual entre o Consórcio Nacional de Vacinas Brasileiras (Conectar) e o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) — o Fundo Soberano Russo —, que coordena o desenvolvimento da vacina Sputnik V. Ele participou do […]

Governo do Paraná encaminha à Assembleia proposta para criação da Polícia Penal

A criação da Polícia Penal teve mais um avanço no Paraná com o envio, pelo Poder Executivo, de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) à Assembleia Legislativa. O documento foi encaminhado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e propõe alterações legais para oficializar este departamento como instituição policial voltada à atividade de execução penal. O poder de […]

Três Barras soma seis altas de positivados e oito novos infectados pela Covid-19

Subiu para 1336 o número de recuperados da covid-19 em Três Barras, somados os 06 pacientes liberados para o convívio social seguro neste último dia. Desde o início da pandemia, o município contabiliza 1411 casos confirmados. Entre os contaminados mais recentes estão três homens, com idades entre 37 e 54 anos; e cinco mulheres entre […]