A Prefeitura de Bituruna, através da Secretaria de Educação e Cultura, publicou uma nota de repudio em suas redes sociais, em relação as invasões que aconteceram durante o final de semana em duas unidades de ensino da cidade.
A Escola Municipal Antônio Greselle que fica situada no bairro São Francisco, foi arrombada. Apesar de nada ter sido roubado, houve danos de materiais como portas e vidros que foram quebrados. Na Vila Mariana, o Centro Municipal de Educação Infantil Dona Pia foi alvo de um assalto. Além de portas e janelas terem sido quebradas, foi levado o único computador do local, o qual a professoras utilizavam para realizar as chamadas e atividades dos alunos durante o período de aulas EAD (ensino à distância).
A Secretaria de Educação já registrou o boletim de ocorrência e de acordo com as imagens das câmeras de monitoramento, é possível identificar o autor das invasões. As informações já foram repassadas para as autoridades policiais para que sejam tomadas as devidas providências. Estima-se que o prejuízo chegue a R$ 4 mil.
De acordo com o Código Penal Brasileiro (Lei Nº 2.848/40), dano ao patrimônio público é crime, conforme o Art. 163 descreve que: “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, prevendo pena de detenção, de um a seis meses, ou multa”. Desde que começou a quarentena devido à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) já foram registrados vandalismos em cinco prédios públicos.