A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Vigilância Ambiental está buscando alternativas criativas e econômicas para driblar o problema do lixo e ainda de quebra, cultivar plantas medicinais. Com as chuvas, a proliferação do mosquito da dengue é uma preocupação constante. Tanto que as agentes de saúde fazem mais do que o trabalho de prevenção, recolhendo inclusive lixo de terrenos baldios.
Entre esses trabalhos de prevenção e recolhimento de materiais descartados, as agentes de saúde tiveram a ideia de fazer uma parceria com a Pastoral da Saúde, para aproveitar os pneus velhos descartados. A enfermeira Eliane Aparecida dos Santos, responsável pelo Posto de Saúde do Bairro Bela Vista, está desenvolvendo uma horta com chás medicinais que serão fornecidos gratuitamente à população. Camomila, boldo, manjerona, alecrim, endro, entre outros, estão sendo fornecidos pela Pastoral da Saúde e pela comunidade em geral.
Outro grupo de pessoas que serão beneficiadas com o plantio de ervas é do Hiperdia. Os pacientes que fazem parte do Hiperdia (hipertensão e diabetes) poderão levar para casa o sal de ervas, um sal com especiarias e temperos que tem como objetivo aumentar o sabor dos alimentos reduzindo a ingestão de sódio. Assim, os pacientes consomem temperos naturais no lugar dos industrializados artificiais. O sal de ervas tem na sua composição alho, cebolinha, salsinha, manjericão e orégano. Todas ervas que serão produzidas a partir da horta em pneus idealizada pela Enfermeira, da Unidade de Saúde do Bela Vista, que conta com a orientação da Nutricionista Gelfrane Faustino Bonetti. Outras plantas como açafrão da terra e páprica foram solicitadas e possivelmente farão parte da horta da saúde.