A Chevrolet foi a primeira marca de automóvel a apresentar um veículo equipado com rádio de fábrica. Para celebrar o marco, a montadora americana relembra as inovações relacionadas ao entretenimento a bordo com um retrospecto sobre os avanços da tecnologia. Vale lembrar que o multimídia dos carros é um grande aliado do meio rádio e, conforme já noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, a maioria dos compradores de veículos desejam a disponibilidade do rádio FM nesses sistemas.
No ano em que a Chevrolet completou seu centenário do primeiro rádio automotivo, a montadora americana promoveu um retrospecto relacionado aos avanços do seu sistema de áudio automotivo. A primeira marca de automóvel a apresentar um veículo equipado com rádio de fábrica foi a Chevrolet, em 1922, nos Estados Unidos. Do rádio AM ao streaming, a Chevrolet promoveu diversas inovações relacionadas ao entretenimento a bordo ao longo destes 100 anos.
Tudo começou nos anos 20, quando o sistema de áudio do veículo era bastante básico e o usuário dispunha apenas do rádio AM. Foi apenas no início dos anos 30 que o rádio para automóveis começou a ser produzido em massa, porém o produto continuava custando relativamente caro para o consumidor. Já a partir dos anos 50 os aparelhos começaram a trazer novidades, com a inclusão dos botões para a seleção de estações de rádio e a opção para a transmissão em FM. O grande salto foi dado com o surgimento dos primeiros rádios automotivos totalmente transistorizados na década seguinte, assim como o sistema de som estéreo, que reduziram o tamanho dos rádios e melhoraram a qualidade acústica.
As evoluções seguiram e, nos anos 70, o Opala passou a oferecer o toca-fitas. Outra evolução marcante da qualidade sonora veio com o toca-CDs, que dominaram nas décadas de 1990 e 2000. Se a era dos CDs até então surgiram como uma grande inovação, outra opção passou a ser oferecida com o surgimento dos rádios com entrada MP3, sendo mais tarde acompanhada do reconhecimento de mídia via Bluetooth. Também foi a partir dessa época que a recepção de rádio FM foi aprimorada nos veiculos, inclusive com a evolução da disponibilidade do RDS (Radio Data System), que envia mensagens de texto da emissora sintonizada ao display dos receptores. Os multimídias da GM sempre foram referências nesse quesito.
Já no início dos anos 2010, ocorreu a popularização das centrais multimídia com tela grande e colorida no centro do painel. No Brasil, um dos modelos que difundiram esse recurso foi o Chevrolet Onix de primeira geração, lançado em 2012 com a central multimídia MyLink. Anos depois, o próximo nível de conectividade veio com a chegada dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Em 2015, o sistema de concierge OnStar passou a se fazer presente e trouxe mais 20 serviços, entre eles o de resposta automática em caso de acidente e o auxílio na recuperação em caso de roubo do veículo. Hoje o OnStar já está disponível para toda a nova linha de produtos da marca. O recurso foi aperfeiçoado, sendo que em 2019 o serviço OnStar passou a ser integrado com a tecnologia de internet 4G, oferecendo o serviço de Wi-Fi nativo a bordo nos principais lançamentos da Chevrolet.
Seguindo atualizando as tendências do mercado, a montadora deve estrear em 2022 os aplicativos Spotify e Alexa no sistema multimídia MyLink do novo Equinox. Com o serviço de streaming de áudio Spotify nativo, será possível escolher músicas, notícias e podcasts pelo próprio MyLink, sem precisar usar o pacote de dados pessoais do telefone. Também segue em destaque o aperfeiçoamento do rádio FM, onde em alguns países já há uma integração entre os mundos on e offline, através do “rádio híbrido”. A própria GM já realizou alguns testes que envolvem dados de internet e a recepção de emissoras de rádio.