Em evento do Setembro Amarelo, juiz destaca 'o autocuidado e acolhimento' » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Em evento do Setembro Amarelo, juiz destaca ‘o autocuidado e acolhimento’


28 de setembro de 2020

Imagem: Assessoria de Imprensa

Convidado para falar no 3º dia do ciclo de palestras ‘Setembro Amarelo Unidos pela Vida’, organizado pelo SENAC de União da Vitória, o juiz Carlos Mattioli citou a estrutura de atendimento para prevenção, cuidado e proteção da Saúde Mental. O magistrado que coordena o Centro de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e responde pela Vara da Família mencionou a importância de eventos virtuais e os ‘ajustes’ ao longo da pandemia.

O tema: Saúde Mental na pandemia foi abordado, em transmissão feita por meio do Facebook do CEJUSC – na parceria com o SENAC – pelo juiz que traçou uma linha do tempo de março à setembro. De início, por exemplo, não havia perspectiva sobre vacina. “Estamos muito diferentes agora do que era lá no começo”, observou Carlos Mattioli. Criado junto de sua equipe, a Rede de Ajuda Coronavírus/CEJUSC (RAC) está sendo um diferencial.

A RAC prestou mais de 350 atendimentos nestes seis meses, de apoio social e psicológico, sem limites etários ou geográficos. “Todos que procuram são atendidos de forma sigilosa e gratuita”, frisa. Na estrutura, ao ser acionado, o serviço acolhe, entende a situação e busca a solução que pode ser imediata ou encaminhada para outro setor. Tudo depende do que a pessoa que aciona precisa com exatidão.

Às vezes é apenas para fazer um ‘desabafo’, outras é caso de abuso que é direcionado para entes responsáveis da Justiça. De acordo com o magistrado, na palestra proferida no Setembro Amarelo do SESC, o intuito é dar acolhimento e buscar uma solução. Ao falar de Saúde Mental, o magistrado ressaltou que o isolamento social da Covid-19 provocou o esgotamento e traz a sensação de “estarmos cansados”, disse.

Imagem: Assessoria de Imprensa

Isso tanto para professores, acumulados de tarefas em regime virtual e numa nova forma de pensar a educação, pais e alunos que aguardam com ansiedade o retorno das aulas, e sociedade em geral. As limitações permanecem em maior ou menor escala, e disso a importância de manter o equilíbrio e saúde mental. Todas estas questões, assim como as transmissões e palestras em campo virtual foram evoluindo.

As palestras iniciaram na segunda-feira (21/09) com Jonas Paulo do União Pró-Vida. No dia seguinte foi a vez da psicóloga Suelen Franco que abordou a saúde emocional. Na quarta-feira (23/09) Carlos Mattioli falou sobre saúde mental na pandemia. O encerramento do ciclo ficou por conta do psicólogo Emerson Miguel Padilha Vaz, na quinta-feira. Organizado pelo SENAC, com apoio da Uniguaçu, CEJUSC e União Pró-Vida.

Serviço: Acolhimento e Primeiros Socorros Psicológicos – Covid19 (indicação pessoal ou para indicação de terceiro que precisa de ajuda);

INSTAGRAM: @rededeajudacejusc

E-MAIL: rededeajudacejusc@gmail.com

FACEBOOK: CEJUSC – União da Vitória / Vara da Infância, Juventude e Anexos.     

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]