Em SC matriz de risco aponta oito regiões em estado grave e oito em gravíssimo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Em SC matriz de risco aponta oito regiões em estado grave e oito em gravíssimo


12 de julho de 2021

A Matriz de Risco Potencial para a Covid-19 divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), neste sábado, 10, segue apontando melhoras nos índices. O mapa desta semana aponta oito regiões em estado grave (cor laranja) e outras oito em nível gravíssimo (cor vermelha).

As regiões do Alto Uruguai Catarinense, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê são as que apresentaram melhora, baixando um nível de gravidade se enquadrando no risco grave. Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul, Foz do Rio Itajaí e Nordeste seguem no patamar mais alto de risco.

:: Matriz completa neste link

O índice que mede a capacidade de atenção, que leva em conta a ocupação de leitos, destaca que a Grande Florianópolis apresenta o mais baixo nível, classificada como moderado (cor azul). Entretanto, todas as outras regiões seguem no nível vermelho.

As regiões do Extremo Oeste, Médio Vale do Itajaí e Nordeste sofreram uma piora no quesito transmissibilidade, retornando ao risco mais alto de transmissão da doença. Segundo o secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, a melhora nos índices não pode ser entendida como um momento para relaxamento dos cuidados. “Estamos vivenciando um momento de melhoria no nosso combate à pandemia, isso é resultado de um trabalho técnico que vem sendo realizado, tanto nas medidas de enfrentamento quanto na evolução da vacinação”, afirma. O secretário ainda faz um alerta: “Não é momento de baixarmos a guarda, a pandemia não acabou e para que essa evolução siga é necessário que todos continuem mantendo os cuidados”, finaliza.

Os dados apontam que houve uma redução de 23% nos óbitos por Covid-19 no Estado, caindo de 73 óbitos no dia 25 de junho para 30 óbitos no dia 9 de julho – período que compreende duas semanas. A diminuição também pode ser observada na média móvel em 14 dias. “No período compreendido entre 25 de junho e 9 de julho, baixamos de 2.792 casos para 2.296, apesar dos números permanecerem elevados, se observa uma redução importante em relação aos registrados nas últimas duas semanas”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Livro Jogos Fractais é lançado e aclamado por grandes nomes do futebol

O professor e educador físico Douglas Tajes Jr., o Juca, lançou na noite dessa quarta-feira, no auditório da UGV, o seu livro Jogos Fractais – Epistemologia do Futebol, uma abordagem que remete a estruturação fundamental do jogo. Embora o nome Jogos Fractais possa parecer complicado, o professor Juca Tajes demonstra na sua obra que isso […]

1ª Mateada Solidária Lions Clube em Porto União

Neste sábado acontece a 1ª Mateada Solidária do Lions Clube Porto União. A partir das 8h na Praça Hercílio Luz, no mesmo horário da feira de artesanato, traga sua cuia e ajude o Lar das vovozinhas Profeta Daniel e também os atletas paraolímpicos. Será arrecadado para o Lar: sabão em pó, água sanitária, amaciante de […]

Comércio e Serviços empregam 41,2% do total de pessoas em idade de trabalhar em SC

O Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC analisou os últimos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) referente ao primeiro trimestre deste ano e dimensionou a força do segmento de Comércio e Serviços na empregabilidade no Estado. Confira os números destacados pelo estudo. Santa Catarina tem 7,5 milhões de habitantes. No primeiro trimestre […]