O trabalho é uma parceria entre Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, Promotoria Pública e Vara da Família e Infância e Juventude de União da Vitória, com o teme “Escola de Pais”, que vai levar em três encontros orientações sobre a Evasão Escolar no Sul do Paraná.
Teve inicio neste sábado, 16 de julho, mais uma etapa do trabalho contra a Evasão Escolar no Sul do Paraná. A ação que visa orientar pais e filhos é denominada “Escola de Pais”, numa parceria entre Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, Promotoria Pública e Vara da Família, Infância e Juventude de União da Vitória, que tem três encontros.
A “Escola de Pais” terá uma duração de 21 horas, sendo divido em três sábados, sendo o primeiro hoje 16 de julho, que teve inicio às 9h da manhã e seu fim às 16h. Já os outros encontros estão marcados para os dias 6 de agosto e 3 de setembro, numa duração de sete horas. Os encontros estão sendo realizado no Salão Nobre do Colégio Estadual Túlio de França, em União da Vitória e conta com a presença de pai, mãe e filhos das cidades de General Carneiro, Bituruna, Porto Vitória, Cruz Machado, União da Vitória e Paula Freitas. Segundo dados repassados pelo Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, de 100% dos pais presentes nesta etapa de 2016, 30% são pais que já estiveram no ano de 2015, no projeto “Escola de Pais” e 70% são novos casos de Evasão Escolar.
O evento de abertura teve inicio às 9h20, com a formação da mesa de autoridades como do chefe do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, Ricardo Brugnhago, representes das Prefeituras da região, do Promotor da Criança e do Adolescente Julio Ribeiro de Campos Neto e do deputado Estadual e presidente da Comissão da Educação na Assembleia Legislativa do Paraná Hussein Bakri.
Durante os discursos todos que fizeram parte da mesa de autoridades, destacaram a importância da escola e da educação na vida do ser humano. Brugnhago ressaltou a valorização da educação e do trabalho dos funcionários do Colégio Estadual Túlio de França, que são os responsáveis pelo café da manhã e almoços dos envolvidos no projeto “Escola de Pais”.
Nos três dias do trabalho os pais ficaram no Salão Nobre, participando de orientações e palestras sobre a importância da vida escolar e de encaminhar os filhos para a escola. Já os filhos vão para salas de aula, onde vão participar de atividades com professores, e psicólogos.
O chefe do Núcleo Regional de Educação Ricardo Brugnhago, conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, onde destacou o trabalho em parceria em prol de diminuir e no futuro não ter mais Evasão Escolar na região Sul do Paraná.
O Promotor de Justiça Julio Ribeiro de Campos Neto ressaltou o trabalho da equipe do projeto “Escola de Pais”, e disse que só teremos um futuro de sucesso com crianças e jovens na escola e cita como exemplo a questão econômica.
O deputado Hussein Bakri, também valorizou o trabalho das equipes e comunicou que vai levar este projeto para a Assembleia Legislativa do Paraná, para que este trabalho seja feito em todo o Estado.
Bakri, também em suas palavras disse que nunca é tarde para voltar para a sala de aula. Ele afirma que só terminou a faculdade após os 30 anos de idade.
O Juiz da Vara da Família e da Juventude Carlos Eduardo Mattioli, não pode se fazer presente na abertura do projeto “Escola de Pais”, mas gravou com a reportagem da Rádio Colmeia via plataforma digital, e explica o intuito do trabalho a ser feito nestes três sábados.
Programação: