O evento da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, teve a sua abertura às 19h30 desta quarta-feira, 10 de agosto, na sede do Senac Porto União. As obras têm como objetivo homenagear a cidade de Porto União pelos seus 100 anos em 2017, com o tema “Rumo ao Centenário”.
Na noite desta quarta-feira, 10 de agosto, a sede do Senac Porto União, recebeu a abertura da Exposição “Rumo ao Centenário”, da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, que tem como objetivo mostrar para a comunidade as obras de artistas locais. A venda das obras e o valor arrecadado serão repassados para a Casa de Apoio Amor Fraterno de Porto União da Vitória.
A abertura da exposição teve inicio às 19h30 com a presença de artistas plásticos das cidades gêmeas do Iguaçu, como também do secretário Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, prefeito da cidade, Anízio de Souza, deputado Estadual Hussein Bakri, alunos do Senac, e a comunidade.
O primeiro momento do evento foi com um agradecimento a todos os artistas plásticos da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, que estão colocando o seu trabalho para visitação e comercialização. Em seguida o secretário Municipal de Cultura fez a leitura dos nomes das empresas que compram obras e disse que 30% do valor serão repassados para a Casa de Apoio Amor Fraterno.
Em seguida o diretor do Senac Porto União, Eliéser Lourenzzetti, foi presenteado com uma caricatura em forma de agradecimento por ceder o espaço do Senac para o Rumo ao Centenário. Eliéser Lourenzzetti destacou a parceria do Senac em valorizar a cultura das cidades de Porto União da Vitória.
O presidente da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, Israel Checozi, em entrevista para a Rádio Colmeia, enfatizou que o evento que tem como meta mostrar e comercializar obras dos artistas das cidades gêmeas, e também de escolher cincos obras que vão fazer parte das garrafas da Dobre W.
Quem participou do evento Rumo ao Centenário foi o deputado Estadual Hussein Bakri, que parabenizou a Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu e também dos artistas, declarou que as duas cidades tem muitos artistas e que a sociedade deve fazer uma visita para ver as obras.
O prefeito de Porto União, na oportunidade, foi parabenizado e como foi dito pelo presidente da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, o marco da administração de Souza será a valorização da Cultura da cidade. Já o chefe do poder executivo também parabenizou a organização do evento e também disse que tudo está sendo feito para os 100 anos da cidade.
Finalizando as entrevistas, o secretario de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, destacou as parcerias entre a Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, Poder Público e as empresas parceiras.
Antes de finalizar o evento Rumo ao Centenário, cinco profissionais da imprensa foram chamados para subir ao palco para receber uma obra, em forma de agradecimento por parte da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu por sempre divulgar as ações dos artistas das cidades gêmeas do Iguaçu.
A visitação das obras “Rumo ao Centenário”, no Senac vai até às 17h, desta quinta-feira, 11 de agosto, localizado na avenida Getúlio Vargas, 890, centro, Porto União.