Família confirma morte de bebê de 3 meses espancado em Caçador » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Família confirma morte de bebê de 3 meses espancado em Caçador


21 de julho de 2022

Família confirma morte de bebê de 3 meses espancado em Caçador – Foto: Arquivo Pessoal/ND

O bebê de três meses espancado por um casal de cuidadores no município de Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, teve a morte cerebral confirmada no início da tarde desta quinta-feira (21). A informação foi confirmada por familiares.

O pequeno estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis, após ser transferido devido à gravidade do seu estado de saúde.

Ainda na quarta-feira (20), a família recebeu a informação sobre o início do protocolo de morte cerebral, o que foi encerrado no fim da manhã desta quinta após novos exames. A informação apurada pelo ND+ não foi confirmada pela direção do hospital em razão da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

A mãe da criança acompanha os trâmites em Florianópolis. Já o pai do bebê está em Boa Vista, em Roraima, e tenta viajar para Santa Catarina. O corpo deve ser transferido para Caçador onde mora a família.

Violência

Os cuidadores, de 19 e 21 anos, foram presos em flagrante na última segunda-feira (18) suspeitos de agredirem fisicamente o bebê. A criança deu entrada na emergência do Hospital Maicé, em Caçador, com diversas lesões pelo corpo e com parada cardiorrespiratória.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Fabiano Locatelli, o estado de saúde do menino era considerado bastante grave. O casal era responsável por cuidar do bebê enquanto a mãe trabalhava. Eles recebiam um valor mensal para cuidar do bebê e não mantinham nenhuma relação de parentesco com a vítima. “A mãe do menino é venezuelana. O pai também, mas mora em outro estado”, informou o delegado.

Ela contou que deixou o filho com o casal por volta das 10h20 e que recebeu uma ligação às 14h. Na conversa, a suspeita contou que levou o bebê para o Hospital Maicé, pois ele estaria com dificuldades para respirar.

Laudo pericial

A Polícia Civil informou que o laudo pericial elaborado pelo médico legista apontou a existência de lesões cerebrais e corporais compatíveis com a prática de “shaken baby”.

A prática é conhecida como a síndrome do bebê sacudido, que ocorre quando um adulto chacoalha o bebê de forma agressiva causando graves danos cerebrais. O laudo também apontou lesões no rosto, na cabeça, costas e nádegas.

Ainda conforme o delegado, a investigação também identificou que o casal cuidava de outras crianças, mas não há informações de outras vítimas.

Prisão preventiva

O homem de 21 anos e a mulher de 19 anos foram presos em flagrante. Ele foi levado ao Presídio Masculino de Caçador, e a mulher, ao Presídio Feminino de Chapecó.

A prisão foi convertida pela Justiça em prisão preventiva. O caso segue sendo investigado. O casal foi indiciado pela prática do crime de lesão corporal de natureza grave, com a incidência de dispositivos da lei Henry Borel (Lei nº 14.344/2022), aprovada no último dia 24 de maio, criando mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente.

Polêmica

O transporte do bebê para o hospital da Capital, inclusive, está cercado por uma polêmica. O governo do Estado afirmou que não recebeu solicitações para o transporte aéreo, enquanto deputados denunciam que a aeronave estava em uso para “fins políticos”.

A denúncia partiu dos deputados Bruno Souza (Novo) e Jessé Lopes (PL) durante sessão na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) nesta quarta-feira (20). O governo estadual prontamente rebateu as acusações, classificando-as e fake news.

**ND+

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Estudantes poderão contar com curso preparatório gratuito para o Enem em SC

O curso estará disponível para todos os alunos do ensino médio da rede estadual O Curso de Redação e os Simulados da plataforma Enem Gratuito estão disponíveis gratuitamente para os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. A parceria firmada pela Secretaria de Estado da Educação com a Rede Enem […]

Na dúvida se a comida na geladeira está estragada? Invenção brasileira é a solução

Esse “nariz artificial” ajuda na identificação de comida estragada mudando de cor conforme os gases que elas emitem. Comer está entre as melhores coisas da vida para muitas pessoas. Contudo, nem sempre a comida está adequada para o consumo. Nesse ponto, saber quando uma comida está estragada na geladeira pode ser uma coisa complicada, até […]

Inscrições para o Prouni começaram nesta terça-feira

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 começaram nesta terça-feira. Os interessados terão até sexta-feira (26) para participar do processo seletivo. Para isso, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição. As inscrições […]