Família confirma morte de bebê de 3 meses espancado em Caçador » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Família confirma morte de bebê de 3 meses espancado em Caçador


21 de julho de 2022

Família confirma morte de bebê de 3 meses espancado em Caçador – Foto: Arquivo Pessoal/ND

O bebê de três meses espancado por um casal de cuidadores no município de Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, teve a morte cerebral confirmada no início da tarde desta quinta-feira (21). A informação foi confirmada por familiares.

O pequeno estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis, após ser transferido devido à gravidade do seu estado de saúde.

Ainda na quarta-feira (20), a família recebeu a informação sobre o início do protocolo de morte cerebral, o que foi encerrado no fim da manhã desta quinta após novos exames. A informação apurada pelo ND+ não foi confirmada pela direção do hospital em razão da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

A mãe da criança acompanha os trâmites em Florianópolis. Já o pai do bebê está em Boa Vista, em Roraima, e tenta viajar para Santa Catarina. O corpo deve ser transferido para Caçador onde mora a família.

Violência

Os cuidadores, de 19 e 21 anos, foram presos em flagrante na última segunda-feira (18) suspeitos de agredirem fisicamente o bebê. A criança deu entrada na emergência do Hospital Maicé, em Caçador, com diversas lesões pelo corpo e com parada cardiorrespiratória.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Fabiano Locatelli, o estado de saúde do menino era considerado bastante grave. O casal era responsável por cuidar do bebê enquanto a mãe trabalhava. Eles recebiam um valor mensal para cuidar do bebê e não mantinham nenhuma relação de parentesco com a vítima. “A mãe do menino é venezuelana. O pai também, mas mora em outro estado”, informou o delegado.

Ela contou que deixou o filho com o casal por volta das 10h20 e que recebeu uma ligação às 14h. Na conversa, a suspeita contou que levou o bebê para o Hospital Maicé, pois ele estaria com dificuldades para respirar.

Laudo pericial

A Polícia Civil informou que o laudo pericial elaborado pelo médico legista apontou a existência de lesões cerebrais e corporais compatíveis com a prática de “shaken baby”.

A prática é conhecida como a síndrome do bebê sacudido, que ocorre quando um adulto chacoalha o bebê de forma agressiva causando graves danos cerebrais. O laudo também apontou lesões no rosto, na cabeça, costas e nádegas.

Ainda conforme o delegado, a investigação também identificou que o casal cuidava de outras crianças, mas não há informações de outras vítimas.

Prisão preventiva

O homem de 21 anos e a mulher de 19 anos foram presos em flagrante. Ele foi levado ao Presídio Masculino de Caçador, e a mulher, ao Presídio Feminino de Chapecó.

A prisão foi convertida pela Justiça em prisão preventiva. O caso segue sendo investigado. O casal foi indiciado pela prática do crime de lesão corporal de natureza grave, com a incidência de dispositivos da lei Henry Borel (Lei nº 14.344/2022), aprovada no último dia 24 de maio, criando mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente.

Polêmica

O transporte do bebê para o hospital da Capital, inclusive, está cercado por uma polêmica. O governo do Estado afirmou que não recebeu solicitações para o transporte aéreo, enquanto deputados denunciam que a aeronave estava em uso para “fins políticos”.

A denúncia partiu dos deputados Bruno Souza (Novo) e Jessé Lopes (PL) durante sessão na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) nesta quarta-feira (20). O governo estadual prontamente rebateu as acusações, classificando-as e fake news.

**ND+

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Mega-Sena deste sábado paga prêmio de R$ 57 milhões

O Concurso 2.543 da Mega-Sena, que será sorteado hoje (26) à noite em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 57 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será feito às 20h no Espaço da Sorte, em São Paulo. Ninguém acertou as seis dezenas no último concurso, realizado quinta-feira (24) e o prêmio […]

Aneel anuncia bandeira tarifária verde para dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciouontem (25) a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de dezembro para as contas de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo oitavo mês seguido. A justificativa da agência é que as condições de […]

Teor de biodiesel no diesel continuará em 10% até 31 de março

De 1º de janeiro a 31 de março, a mistura de biodiesel no diesel continuará em 10%. A medida foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que aprovou parcialmente resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicada na última segunda-feira (21). Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que a medida traz previsibilidade e segurança […]