Fortes rajadas de vento atingiram praticamente todas as regiões de Santa Catarina na tarde desta terça-feira, 30 de junho. Árvores e postes caíram, residências e comércios ficaram sem energia elétrica, semáforos deixaram de funcionar, assim como houve interdição de estradas e destelhamento de algumas casas. De acordo com informações da Celesc, as rajadas de vento passaram dos 100 km/h em algumas regiões, sendo o mau tempo provocado pela formação e deslocamento de um ciclone aliado a uma frente fria.
Em Porto União, a área central, bairros Cidade Nova, São Bernardo do Campo e localidade de Santa Cruz do Timbó foram os que tiveram mais registros de ocorrências causadas pelo temporal. Nas Ruas Siqueira Campos e Prudente de Morais, os semáforos deixaram de funcionar e os motoristas tiveram que redobrar a atenção. Cones de sinalização chegaram a ser colocados no meio da via para auxiliar os condutores.
No bairro Cidade Nova, uma árvore caiu sobre a fiação elétrica, deixando parte da cidade sem luz. Segundo uma nota emitida pela Companhia de Energia elétrica, cerca de 4.600 unidades consumidoras ficaram sem o fornecimento de energia. Santa Cruz do Timbó, interior do município, também ficou sem luz devido à queda de alguns postes e também de eucaliptos que atingiram residências.
Na localidade de Legru, uma via ficou totalmente interditada, após a queda de uma árvore. Está sendo pedido para que os condutores tenham a atenção redobrada.
A SC 135, também teve trechos totalmente fechados devido a queda de árvores. Em entrevista, o prefeito Eliseu Mibach, salientou que as equipes da Defesa Civil e demais órgãos competentes estão trabalhando para estabelecer a conexão do município.
No município de Canoinhas centro, no Campo D’Água Verde e no interior, também houve queda de árvores e destelhamento de casas. A Celesc estima que 20 mil unidades consumidoras ficaram sem o fornecimento de energia elétrica. Na BR 116, trecho entre Mafra e Monte Castelo, tiveram alguns trechos interditados.
Em Blumenau, a Celesc afirmou que cerca de 88 mil unidades consumidoras também ficaram sem o fornecimento da energia elétrica. Na rua XV de Novembro, coração da região central de Blumenau, uma grande árvore teve sua raiz arrancada com a força do vento e atravessou a via.
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal as seguintes vias ficaram interditas:
BR 470, Blumenau, Ascurra, Lontras e Rio do Sul;
BR 116, Mafra, Monte Castelo;
BR 282, Joaçaba, Campos Novos, Vargem, Xanxerê, São José do Cerrito, Bom Retiro Rancho Queimado;
BR 101, Itajaí, Biguaçu, Paulo Lopes e Tubarão
BR 153, Concórdia.
BR 280, Araquari.
Destaque: Segundo informações, não há uma previsão exata do retorno da energia. As equipes estão trabalhando para melhor atender a todos o mais rápido possível.