Governo decreta ampliação de prazos do programa de redução de jornada e salário » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Governo decreta ampliação de prazos do programa de redução de jornada e salário


14 de julho de 2020

Ilustrativa

O decreto que amplia o prazo do programa que permite a redução de jornada e de salário assim como a suspensão de contratos de trabalho foi editada pelo governo federal e publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 14 de julho. As medidas foram anunciadas em plena pandemia de Covid-19 como forma de evitar uma perda maior de empregos.

A medida provisória inicial que previa a suspensão dos contratos de trabalho por até dois meses e a redução da jornada e de salários em até 70% por até três meses foi sancionada no dia 06 de julho e transformada em lei.

Já com o decreto publicado, fica permitida fazer a redução de jornada e do salário por mais 30 dias, completando 120 dias (quatro meses) desde que a medida foi anunciada. No caso da suspensão de contratos, 60 dias foi o prazo ampliado e também passa a completar 120 dias (quatro meses).

Essa suspensão de contrato de trabalho poderá ser efetuada por partes, em períodos consecutivos ou intercalados, desde que esses períodos sejam iguais ou superiores a 10 dias, não excedendo o prazo de 120 dias.

A pessoa com contrato de trabalho intermitente, que é intercalado, terá direito ao valor de R$600,00 reais também pelo período adicional de apenas um mês, contado da data de encerramento do período de três meses.

O trabalhador permanecerá empregado durante o tempo dos acordos e pelo mesmo período depois que o acordo terminar, segundo prevê o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Mais de 12 milhões de contratos já foram assinados desde a implantação desse benefício.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]