Um grupo de pessoas foram detidas na noite de domingo, 07 de abril na cidade de União da Vitória por perturbação de sossego, ameaça e desato a autoridade. A ação foi atendida por uma equipe da Policia Militar e da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) do município.
Através de uma chamada via 190, os policiais receberam uma denúncia de perturbação de sossego. A solicitante relatou que seu vizinho estava dando uma festa, fato que acontece diversas vezes, e que o som e a bagunça dos convidados estavam incomodando.
A solicitante também ressaltou que já havia feito diversos boletins de ocorrência sobre o mesmo fato e que queria representar contra. Contudo, os policiais foram até o local onde encontraram na tal residência citada, uma aglomeração com mais de vinte pessoas com o som excessivamente alto. Ao pedir para o proprietário do som desligar o aparelho, outras pessoas se incomodaram e começaram a desacatar os policiais e a solicitante, dizendo que se ela quisesse sossego que fosse morar em um sitio.
Logo em seguida, um outro homem que até o presente momento estava sendo contido por algumas mulheres, se soltou e jogou uma lata de cerveja em um dos policiais. Na sequência, os policiais foram cercados pelas pessoas presentes, sendo necessário pedir apoio, pois estavam em desvantagem.
Até a equipe de apoio chegar ao local, foi mantido contato visual com o grupo, sendo os policiais, a solicitante e sua família ameaçados todo momento. Assim que a equipe da Rotam se fez presente, o grupo tentou fugir do local correndo para o interior da casa. Contudo, todos foram detidos e encaminhados até a 4ª Sub Divisão Policial de União da Vitória, juntamente com o som.