
Um novo papa foi escolhido no Vaticano hoje. Às 13h08 (em Brasília), uma fumaça branca subiu nas chaminés da capela Sistina, indicando ao mundo que a Igreja Católica Apostólica Romana já possui um novo líder, após quatro escrutínios. Cerca de 20 mil pessoas esperavam o resultado na praça São Pedro
Identidade do norte-americano Robert Prevost como 267º papa foi revelada uma hora depois. Nas próximas horas, o cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, aparecerá na sacada da Basílica de São Pedro e anunciará, com detalhes, o “Habemus Papam!” (‘temos um papa’, em latim).
Após o anúncio, o novo pontífice fez sua primeira aparição como líder da Igreja Católica e com o nome escolhido: Leão 14. Na sequência, ele realizou a benção “urbi et orbi” (à cidade e ao mundo) aos fiéis.
Sucessor foi definido 17 dias após a morte do papa Francisco. O 266º líder da Igreja Católica morreu em 21 de abril por AVC e insuficiência cardíaca, aos 88 anos.
133 cardeais votaram em seu sucessor. Entre os religiosos com menos de 80 anos que estariam aptos a votar, dois ficaram de fora por motivos de saúde.
Novo papa foi escolhido por pelo menos dois terços dos votantes. A escolha é secreta e os cardeais não podem se abster ou votar em si. Como 133 cardeais votaram, o escolhido recebeu, ao menos, 89 votos.
Após resultado, Prevost respondeu a duas perguntas: “Aceita tua eleição canônica para Sumo Pontífice?” e “Como quer ser chamado?”. Rito é definido na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, a lei que rege os conclaves



