Hussein Bakri: “Prazo para União sobre pedágio é final de março. Esperamos e queremos um acordo” » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Hussein Bakri: “Prazo para União sobre pedágio é final de março. Esperamos e queremos um acordo”


7 de março de 2023

Divulgação

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) informou na sessão desta segunda-feira (6) o prazo para que o Governo Federal tome uma decisão a respeito do pedágio no Paraná: final de março. Se isso não ocorrer até lá, o Estado assumirá a responsabilidade sobre as rodovias PRs da nova concessão, enquanto as BRs ficarão sob controle da União. “Mas ninguém quer isso. Queremos um acordo e esperamos sair desse imbróglio com uma solução”, afirmou.

Os seis lotes do novo pedágio no Paraná englobam 3.327 quilômetros de estradas, dos quais 1.163 são de rodovias estaduais. Em 2021, antes do encerramento dos antigos contratos, o Estado delegou à União a exploração sobre esses trechos de PRs. Na última sexta-feira (3), estava prevista a assinatura do convênio da delegação dos dois 2 primeiros lotes, mas o evento foi cancelado.

“Foi construído um modelo com todas as entidades representativas do Paraná. Uns gostaram, outros não. Isso foi remetido a Brasília, que fez ajustes que melhoram o processo. Eles viriam para cá na sexta com uma solução firmada, mas o evento foi cancelado. A decisão agora é do Governo Federal”, afirmou Hussein Bakri.

Divulgação

Em seguida, o parlamentar anunciou uma decisão tomada pelo Governador Ratinho Junior sobre o impasse. “A data limite que o Paraná vai esperar é final de março. A decisão cabe agora única e exclusivamente ao Governo Federal. Se eles forem a favor do modelo colocado, vêm e tocam com os ajustes que o ministro dos Transportes fez. Se forem contra, o Governo Federal fica com as BRs e o Paraná fica com as PRs, o que ninguém quer”, finalizou o Líder do Governo.

O modelo construído pelo Paraná, com ampla participação da sociedade a partir de dezenas de audiências públicas organizadas pela Assembleia, prioriza menor preço das tarifas, garantia de obras e ampla transparência com licitação na Bolsa de Valores. Estão previstos mais de R$ 50 bilhões em obras de duplicações, contornos e viadutos, sendo 90% delas até o ano 7 dos contratos e 100% até o ano 10 dos 30 anos totais.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Instituto Sempre Incentivando Música realiza a edição 2023 do projeto “Primeira Audição”

A edição 2023 do projeto “Primeira Audição” do Instituto Sempre Incentivando Música (SIM) será realizada nessa quinta-feira, 30, às 9h na Escola Hilda Mello e às 10h20 no Colégio Visão. Este ano o evento terá uma novidade: a participação da BIJU – a Banda Infanto Juvenil do Instituto SIM. O grupo é formado por crianças […]

Sexta-feira tem início a 2ª Osterfest em Porto União

Nos dias 31 de março e 1º e 02 de abril, a 2 ª Osterfest estará acontecendo em Porto União. Uma iniciativa do Instituto Cultural Grunenwald com apoio da Prefeitura de Porto União por meio da Secretaria de Turismo, o evento acontece no próprio instituto localizado na Rua Pedro Mazurechen no bairro São Pedro. A […]

Unidades Básicas de Saúde em Porto União estarão fechadas nessa quinta-feira

Por ocasião da Conferência Municipal de Saúde, que ocorre nessa quinta-feira, 30, as Unidades Básicas de Saúde não terão atendimento em Porto União. De acordo com a prefeitura a Unidade Central estará atendendo normalmente. Na sexta-feira, 31, as UBS’s voltam a atender normalmente.