Inmet: El Niño sai neste mês e La Niña chega em julho » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Inmet: El Niño sai neste mês e La Niña chega em julho


17 de junho de 2024

Divulgação

A segunda semana de junho vai ser marcada pela ocorrência de chuvas nas regiões Norte, Nordeste e Sul, com previsões de pancadas que podem superar os 60 mm nas duas primeiras regiões e 70 mm no Sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o Inmet, junho marca o fim do fenômeno El Niño, com previsão de início do La Niña no mês seguinte.

Na Região Norte, o Inmet aponta que os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no noroeste do Amazonas, norte do Pará, Roraima, além de áreas do leste do Amapá com acumulados que podem superar 60 mm. Nas demais áreas, os volumes devem ser inferiores a 40 mm.

Já na Região Nordeste, a previsão é de pancadas de chuva na faixa leste, que podem superar os 60 mm. Enquanto na faixa norte da região, há previsão de chuva com menores acumulados, no interior pode ocorrer tempo quente e seco.

Em relação à região Sul, a previsão de chuvas se concentra nos estados do paraná e Santa Catarina.

El Niño

Caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial, o El Niño ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem duração média que varia entre um ano a um ano e meio.

De junho de 2023 a abril de 2024, o El Niño influenciou no aumento das áreas de seca na Região Norte, que passou de fraca a extrema em algumas áreas, enquanto na Rregião Sul, as áreas com seca moderada a extrema desapareceram gradualmente. Na Região Nordeste ocorreram áreas com seca grave, que retrocederam a partir de março de 2024.

O fenômeno também contribuiu ativamente para os eventos de inundação de excepcional magnitude no mês de maio, o que caracterizou o maior desastre já ocorrido no Rio Grande do Sul.

De acordo com boletim divulgado na última quarta-feira (12), o atual padrão observado de condições de temperatura da superfície do mar do oceano Pacífico equatorial indica valores próximos da média climatológica, apontando para o fim do fenômeno El Niño e a chegada do La Niña, marcado pelo resfriamento anormal das águas do Pacífico.

“A maioria dos modelos climáticos aponta essa condição de neutralidade, com valores de anomalia da superfície do mar inferiores a 0,5°C. De acordo com as projeções estendidas do International Research Institute for Climate and Society (IRI), há possibilidade da formação do fenômeno La Niña partir do segundo semestre – julho-agosto-setembro de 2024 – com probabilidade de 69%”, informou o instituto.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Câmara de Vereadores de União da Vitória realiza planejamento legislativo 2025

O Presidente da Câmara Municipal de União da Vitória, Anderson Cardoso e seu vice Cordovan Neto, tem realizado reuniões rotineiras neste primeiro mês de 2025 e estão desenvolvendo o trabalho interno no legislativo municipal enquanto não iniciam as sessões legislativas. O trabalho de janeiro abrange toda a parte dos trabalhos da Câmara, envolvendo a gestão […]

Pessoas idosas devem redobrar cuidados com a saúde durante o verão

O clima abafado e as temperaturas mais elevadas exigem cuidados especiais com as pessoas idosas. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância dessa proteção e que atitudes simples podem garantir um verão mais seguro e saudável. Desidratação e hipertermia são as ocorrências mais comuns nessa faixa etária. Esse público é mais vulnerável […]

Samas Sport Clube fará ‘peneira’ em busca de novos jogadores nas categorias sub-15 e sub-17

O Samas Sport Clube, o mais novo clube profissional de São Mateus do Sul, fará uma ‘peneira’ no próximo sábado (25), para descobrir novos talentes do futebol. Poderão participar jogadores de São Mateus do Sul e região. Conforme anunciado pelo Portal RDX, o nome escolhido pelo público foi Samas Futebol Clube, no entanto, a diretoria adaptou para Samas Sport Clube, […]