Internação de pessoas idosas por doenças crônicas tem número crescente em Cruz Machado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Internação de pessoas idosas por doenças crônicas tem número crescente em Cruz Machado


6 de julho de 2020

Dr. Cristiano Guimarães

Pessoas idosas com uma certa idade avançada precisam redobrar os cuidados, não só por conta da pandemia. Ter uma qualidade de vida na terceira idade é fundamental para evitar o agravamento de certas doenças. Em Cruz Machado, o médico responsável pela internação no Hospital Municipal Santa Terezinha, Cristiano Guimarães, fez algumas orientações a população.

Em entrevista ao Jornal Colmeia nesta segunda-feira, 06 de julho, Guimarães fez um alerta para o crescente número de pacientes em estado grave que estão chegando ao hospital ultimamente, em sua maioria idosos, que já tem “algumas enfermidades base”. Entre elas estão a pressão alta, diabetes, insuficiência cardíaca, bronquite, “paciente acamado que já teve AVC”.

É orientado aos familiares então, “perceber sinais de alarme” que mostra que o paciente está piorando. Segundo Guimarães, a maioria dessas internações acontece “porque demoraram muito para procurar o atendimento médico, tanto no posto de saúde quanto no hospital”, chegando com uma, a duas semanas de piora da doença de base.

Com a pandemia de Covid-19, os familiares ficam com medo de levar seus idosos ao hospital, pela questão da contaminação, mas o médico responsável pela internação diz que “esse medo do Covid não pode existir para um paciente que está precisando de atendimento hospitalar, principalmente um paciente idoso”, afirmou.

Ao perceber os mínimos sintomas como, perna inchada, febre, falta de ar e que o paciente não está bem, é necessário que se procure o atendimento médico o mais rápido possível, “porquê dessa forma a gente pode estar intervindo precocemente e em muitos casos e nem irá precisar de internação”.

Houve caso de paciente com problema cardíaco que precisou ser transferido “porque estava duas semanas sem tomar medicação e estava com medo de vir ao hospital com medo de contrair o Covid”, colocou Guimarães. Para o médico, é necessário e preciso ter uma preocupação com o vírus, “mas a gente também não pode deixar o idoso dentro de casa passando mal e sem tomar a medicação correta”, concluiu.

O que é e quais são as doenças crônicas?

Doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e longa duração, que muitas vezes levamos por toda a vida. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, comprometendo a qualidade de vida. Nos dois casos, representam risco para o paciente. As principais doenças crônicas conhecidas são as doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, disfunções metabólicas, a pressão alta e as doenças respiratórias crônicas, bronquite, asma, sinusite e rinite.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Eder de Souza é bicampeão do Trail Run 5k de Natal

Vestido a caráter o corredor Éder de Souza venceu novamente o Trail Run 5K de Natal, disputado na manhã do domingo, 14 de dezembro, no Coas Park, em Porto União. A prova festiva fechou a temporada 2025 das corridas de rua na região. Para esse ano a organização da prova inverteu o sentido do traçado […]

Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]