Falando um pouco mais sobre as medidas de prevenção no combate ao Coronavírus, o chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Dr. Ricardo Krzyzanowski, e a Infectologista Suzanne Leite Pereira, participaram do Programa Jogo Aberto deste sábado, 24 de abril.
A infectologista Suzanne Leite respondeu algumas dúvidas feitas pelos ouvintes. Uma pergunta pertinente no programa foi sobre quanto tempo as pessoas contaminadas podem transmitir o vírus da Covid-19. A doutora explicou que todas as pessoas têm um período de incubação de 14 dias. “Um período de 14 dias para o vírus se manifestar e mais uns 14 dias para você ficar livre de vírus onde ele estiver”, coloca.
Um ouvinte perguntou se o sedentarismo pode aumentar as chances de contrair o vírus e a doutora explicou que o sedentarismo é ruim para a saúde em todos os aspectos, mas no momento, não é indicado que se vá a academia ou que se faça exercícios nas ruas. Recomenda-se que se faça exercícios em casa, como alongamento, caminhada em volta da residência, atividades que se possa fazer dentro de casa.
Algumas cidades estão liberando as academias para funcionar normalmente e, a higienização dos aparelhos precisa acontecer com muito mais frequência nesses casos. Cada pessoa que usa o aparelho, teria que se higienizar muito bem com álcool 70%. “E quando você tem muita gente, a pessoa dá uma passada de álcool, mas aquela passada de álcool não é suficiente para matar o vírus se a outra pessoa está contaminada”, acrescenta.
A importância do uso de máscaras mais uma vez foi salientada, pois com todos usando corretamente, a probabilidade se transmitir o vírus diminui. A infectologista deu dicas também, na hora de chegar em casa da rua, como deve-se fazer a própria higienização. Antes de ter contato com os familiares é importante que se lave bem as mãos, dentro das narinas e a boca e garganta, fazendo gargarejo. “A gente orienta o gargarejo dentro do box do banheiro de baixo do chuveiro, por quê? Porque você pode estar eliminando o vírus para o alto, mas ali você está recebendo água e você cospe no seu próprio ralo”, conclui.
Outra questão muito importante foi sobre o uso de máscaras para as crianças de colo. A doutora Suzanne explicou que não é recomendado que crianças até dois anos de idade usem máscaras, pois correm o risco de ficarem sufocadas e, colocou que a situação atual não é momento para sair com elas na rua, no supermercado, nos locais públicos. “É hora da criança ficar em casa”, disse.
O chefe da 6ª Regional, Dr. Ricardo Krzyzanowski, comentou sobre a distribuição de testes rápidos para os nove municípios que a Regional de Saúde atende, realizada na quarta-feira, 22 de abril. “Conforme a demanda desses municípios nós vamos entregando esses kits”, afirma.
O teste rápido detecta os anticorpos que o corpo produziu contra o Coronavírus, segundo Dra. Suzanne “para que ele detecte esse anticorpo é preciso que o organismo tenha um tempo para fabricar o anticorpo desde que ele foi infectado”. O paciente infectado só começa a produzir os anticorpos contra o vírus a partir do oitavo dia. Para fazer o teste em alguém com suspeita da doença é necessário aguardar oito dias após a probabilidade de ter sido infectado e estar a 72h sem sintomas.
O programa Jogo Aberto, vai ao todos os sábados, às 10h na apresentação de Adriano Dziduk.