Começou nesta semana o curso de mecânica de automóveis leves oferecido pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). 16 adolescentes em cumprimento, ou egressos de medidas socioeducativas atendidos pelo Centro de Referências Especializado de Assistência Social (Creas), participam da atividade. As aulas são realizadas na sede do SENAI de segunda à quinta-feira das 13h às 17h30. No total, serão 236 horas de curso.
As atividades são teóricas e práticas. Os jovens vão aprender como manusear a parte mecânica, elétrica, freios, suspensão e motores de um carro. A intenção é que eles terminem o curso qualificados para o mercado de trabalho. “Eles vão sair daqui capacitados para abrir um negócio próprio, ingressar em uma oficina ou até mesmo em uma concessionária”, diz o coordenador da área automotiva do SENAI, Silvano José Osório.
Para Leandro, estudante do curso, essa é uma oportunidade para mudar de vida. “O curso é bem interessante, principalmente pela parte prática. A oficina é ampla e com muitos recursos. Meu objetivo é sair daqui e conseguir um emprego na área”, afirma o jovem de 17 anos. O curso encerra no dia 8 de outubro.