Juiz Osvaldo Amaral explica sobre processo de adoção » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Juiz Osvaldo Amaral explica sobre processo de adoção


7 de agosto de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O Juiz da Vara da Família do Fórum de Porto União, Osvaldo Alves do Amaral, recebeu a reportagem da Rádio Colmeia em seu gabinete na tarde desta terça-feira, 06, para explicar como é o processo de adoção de uma criança. A ação de adoção tomou repercussão nesta semana no município, após Valmir da Cruz, que trabalha como coletor de lixo, encontrar uma recém-nascida dentro de um lixeiro no bairro Vice-King.

O magistrado falou que neste primeiro momento, a prioridade é dar toda atenção a saúde e a proteção da criança, destacando que equipes da Polícia Civil e Militar estão fazendo buscas para tentar localizar a mãe e a família da recém-nascida, para darem as devidas explicações sobre o abandono, acompanhe:

 

 

Como destacado pelo Juiz Amaral, após a mãe ser ouvida e ser feita toda uma análise da questão estrutural, se a criança não puder ficar com a família, será encaminhada para a Casa lar (abrigo) e em seguida para adoção. Osvaldo do Amaral explica como é o caminho correto para fazer parte da fila de adoção em Porto União, confira:

 

 

 

Outro ponto destacado pelo Juiz na entrevista, foi sobre o fato de uma mãe não querer o filho, enfatizando como proceder para colocar uma criança para adoção e não fazer o mesmo que ocorreu com está criança no bairro Vice-King:

 

 

 

A Lei brasileira não prevê que uma mulher ao ter o filho, seja punida por fazer a doação, mas deve cumprir as devidas providência, como fazer o encaminhamento junto ao Fórum da cidade e dar todas as explicações do real motivo para o ato. Já no caso em questão, se a mãe não comparecer para as devidas explicações, poderá sim responder por abandono de incapaz.

O Juiz da Vara da Família de Porto União, também lembrou que divulgar imagens da criança nas redes sociais e grupos de WhatsApp é caracterizado como crime, pois se trata de uma menor de idade e tem os seus diretor de proteção como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]