Juiz Osvaldo Amaral explica sobre processo de adoção » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Juiz Osvaldo Amaral explica sobre processo de adoção


7 de agosto de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O Juiz da Vara da Família do Fórum de Porto União, Osvaldo Alves do Amaral, recebeu a reportagem da Rádio Colmeia em seu gabinete na tarde desta terça-feira, 06, para explicar como é o processo de adoção de uma criança. A ação de adoção tomou repercussão nesta semana no município, após Valmir da Cruz, que trabalha como coletor de lixo, encontrar uma recém-nascida dentro de um lixeiro no bairro Vice-King.

O magistrado falou que neste primeiro momento, a prioridade é dar toda atenção a saúde e a proteção da criança, destacando que equipes da Polícia Civil e Militar estão fazendo buscas para tentar localizar a mãe e a família da recém-nascida, para darem as devidas explicações sobre o abandono, acompanhe:

 

 

Como destacado pelo Juiz Amaral, após a mãe ser ouvida e ser feita toda uma análise da questão estrutural, se a criança não puder ficar com a família, será encaminhada para a Casa lar (abrigo) e em seguida para adoção. Osvaldo do Amaral explica como é o caminho correto para fazer parte da fila de adoção em Porto União, confira:

 

 

 

Outro ponto destacado pelo Juiz na entrevista, foi sobre o fato de uma mãe não querer o filho, enfatizando como proceder para colocar uma criança para adoção e não fazer o mesmo que ocorreu com está criança no bairro Vice-King:

 

 

 

A Lei brasileira não prevê que uma mulher ao ter o filho, seja punida por fazer a doação, mas deve cumprir as devidas providência, como fazer o encaminhamento junto ao Fórum da cidade e dar todas as explicações do real motivo para o ato. Já no caso em questão, se a mãe não comparecer para as devidas explicações, poderá sim responder por abandono de incapaz.

O Juiz da Vara da Família de Porto União, também lembrou que divulgar imagens da criança nas redes sociais e grupos de WhatsApp é caracterizado como crime, pois se trata de uma menor de idade e tem os seus diretor de proteção como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Irineópolis é reconhecida oficialmente como a Capital Nacional do Trator

O município de Irineópolis foi oficialmente reconhecido como a Capital Nacional do Trator. O título foi conferido pela Lei 15.015, publicada na quarta-feira, 13, no Diário Oficial da União. A lei, promulgada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, teve origem no Projeto de Lei 1.039/2020, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC). A proposta já havia sido […]

IAT inicia plantio de 5 mil mudas nativas para reforçar proteção dos rios do Paraná

Para marcar o Dia do Rio, comemorado no próximo domingo (24), o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), deu início nesta segunda-feira (18) a ações de educação ambiental nas 21 regionais do órgão no Paraná. A programação vai até sexta-feira (22) e prevê o plantio de 5 mil mudas […]

Programa Castra Mais Paraná em União da Vitória

Entre os dias 2 e 07 de dezembro, União da Vitória recebe mais uma etapa do Programa Castra Mais Paraná, uma ação de grande importância para o controle populacional de animais e para o bem-estar dos pets. O atendimento gratuito ocorrerá no estacionamento do Centro Comercial São Cristóvão, proporcionando castração gratuita de cães e gatos para a […]