O Jusau é mais um evento social da Uniguaçu que prova que a união faz a força. Os Jogos Universitários Solidários das Atléticas da Uniguaçu (Jusau) ocorreram no sábado, 21, no Centro de Eventos da Uniguaçu, e contou com a participação de pelo menos 1000 acadêmicos envolvidos nas atividades.
Segundo o Pró-reitor Acadêmico, professor Atilio Augustinho Matozzo, a Uniguaçu, desde a sua criação, instituiu uma forte relação com a sociedade, principalmente promovendo ações que modificam realidades, transformando, sempre a vida das pessoas. “Isso ficou claro com a realização do Jusau, no qual contamos com a participação dos acadêmicos que passaram o dia focados em poder ajudar ao próximo, sem medir esforços, focados no compromisso social. Todas as expectativas sobre o evento foram alcançadas e superadas”, afirma.
O dia foi de muita competição em prol da arrecadação de donativos que estão sendo doados para entidades de nossas cidades. Esta ação arrecadou cinco toneladas de alimentos e mais de uma tonelada de ração para cachorro que serão doados para os Protetores Independentes do Vale do Iguaçu. Este é o resultado do trabalho em equipe e do empenho dos membros das Atléticas da Uniguaçu.
Além da integração entre as Atléticas, colaboradores, professores e comunidade, teremos, além das cinco instituições escolhidas pelos acadêmicos, mais uma centena de pessoas cadastradas em nosso Núcleo Social sendo beneficiadas por este trabalho fantástico realizado pelos acadêmicos. “O diferencial da Uniguaçu sempre foram as pessoas que aqui estão, que não medem esforços para inovar, ajudar e transformar a comunidade em que estamos inseridos. O Jusau é o maior exemplo disso, e quem ganha com ações como essas sempre são os mais necessitados. Nosso desafio agora é ampliar as ações sociais das atléticas, o que já está acontecendo, até chegarmos ao próximo Jogos Solidários”, complementa o Pró-reitor.
Maior evento social da região:
Segundo a acadêmica do sexto período de Direito e presidente da Associação Atlética Acadêmica de Direito da Uniguaçu (AAADU), Lara Bianca Pinto Vieira, a participação no Jusau foi maravilhosa. “Ter a chance de participar de um evento como esse e poder contar com a participação dos nossos professores e acadêmicos, em parceria com as outras atléticas, foi uma experiência muito gratificante!”.
A Atlética de Direito foi a campeã dos Jogos, atingindo a meta de todas as provas e usando várias estratégias para arrecadar os donativos necessários. “No dia, não medimos esforços para chegar ao objetivo que foi estabelecido, fomos de porta em porta, no comércio, nos mercados, fizemos pedágio solidário, tudo que foi possível”, complementa a acadêmica Lara. Segundo ela, o sentimento de ter vencido é ótimo, pois sabe o quanto todos batalharam. “Mas, honestamente, isso se tornou a última coisa que nos motivou, afinal, quem ganhou não foi só a AAADU, foram as crianças, jovens e adultos que vão ter comida na mesa, graças às Atléticas e a Uniguaçu que cada dia mais nos concede espaço para que a gente mostre que as Atléticas não são feitas só de festas e jogos, mas, também, de muitas ações sociais incríveis! ”
Todas as Atléticas trabalharam e deram o seu melhor. União e garra não faltaram e entre todos os benefícios do evento, a integração e a ação social foram os principais motivadores para que todos tivessem comprometimento em prol de um objetivo comum. As atividades ocorreram no Centro de Eventos Uniguaçu e no final do dia houve a recompensa, uma grande festa para comemorar a meta geral de 3,5 toneladas e revelar a Atlética vencedora do Jusau. A noite contou com as seguintes atrações: Jonathan Andrei e Banda, Dj Clemente e Dj Fercz, com o apoio da Realiza Formaturas.
Além disso, a festa também lançou o Vestibular de Verão 2020, abrindo com força total a campanha que se estende durante todo o mês de outubro. A prova do Vestibular de Verão acontece no dia 27 de outubro e as inscrições podem ser feitas em: www.uniguacu.edu.br.
Pós-evento:
Dando continuidade ao Jusau, a Associação Atlética Acadêmica de Engenharia e Arquitetura da Uniguaçu (AAAEAU) realiza durante esta semana a arrecadação de roupas e calçados. Por isso, quem quiser doar e contribuir para esta nobre causa, basta trazer até o hall da Cantina do CTU na Uniguaçu aquela peça de que não usa mais. As doações serão destinadas à Casa de Apoio Amor Fraterno de Porto União (SC). Segundo o acadêmico do quarto período de Engenharia Mecânica e presidente da AAAEAU, Felipe Nascimento, seu coração está cheio de alegria por fazer parte da gincana. “Foi gratificante ver pessoas humildes ajudando. Fomos de casa em casa, andamos vários quilômetros e essa experiência vai ficar na minha memória por muito tempo.”
A Reitora da Uniguaçu, professora Marta Borges Maia, comenta que a ideia é fazer com que a cada ano as competições envolvam e integrem ainda mais os acadêmicos, visando sempre a solidariedade. “É muito gratificante ver o engajamento dos acadêmicos por esta nobre causa. Em nome da Uniguaçu quero parabenizar a todos pelo belo trabalho e dizer que são vocês, acadêmicos, que fazem uma Instituição cada dia melhor. Nosso compromisso é formar bons profissionais, que pensem na sociedade e no bem do ser humano. Com certeza foi um dia histórico tanto para a Instituição quanto para os acadêmicos e a comunidade envolvida.”
Entidades:
As arrecadações começaram a ser entregues na manhã da terça-feira, 24. Cada Atlética escolheu uma entidade para receber a doação sendo elas:
Associação Atlética Acadêmica de Direito da Uniguaçu (AAADU)
Entidade escolhida: Instituto Piamarta
Associação Atlética Acadêmica de Engenharia e Arquitetura da Uniguaçu (AAAEAU)
Entidade escolhida: Casa de Apoio Amor Fraterno
Associação Atlética Acadêmica de Educação Física da Uniguaçu (AAAEFU)
Entidade escolhida: Associação Beneficente Lar de Nazaré
Associação Atlética Acadêmica de Psicologia da Uniguaçu (AAAPU)
Entidade escolhida: Associação Casa de Apoio Santa Clara
Associação Atlética Acadêmica de Medicina Veterinária da Uniguaçu (AAAMVU)
Entidade escolhida: Abrigo de Crianças e Adolescentes (SAN) de Porto União