O domingo, 13 de janeiro, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), da comunidade do Vale do Iguaçu, se despediu do pastor Marino Black, que se aposentou, após 45 anos levando a palavra de Deus na cidade de Porto União.
O culto de despedida foi marcada por muita emoção e agradecimentos por parte do pastor, da comunidade e dos grupos de ações que fazem um lindo trabalho em prol do fortalecimento da igreja e da comunidade.
O culto teve início às 10h com a presença especial do pastor Sinodal, que veio de Joinville (SC) até Porto União, para confirmar a aposentadoria do pastor Marino e informar que agora, Marino é “Pastor Imérito” da comunidade Luterana.
Durante todo culto, que teve quase duas horas de duração, o pastor Marino fez questão de agradecer cada um pelo carinho e apoio nesses sete anos de trabalho em Porto União, cidades vizinhas e comunidades do interior de cada município. Marino falou que vai levar cada membro da comunidade em seu coração, e que não vai pesar de ter todos os coração, pois é um carinho muito grande.
Em 2011, o pastor Marino foi comunicado que seria enviado para Porto União, e no dia 26 de dezembro de 2011, ele e sua família estiveram visitando a cidade pela primeira vez, sendo que no dia 05 de março de 2012, fixou residência na casa oficial para os pastores da comunidade Luterana de Porto União
O pastor Sinodal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IELB), Claudir Burmann, em entrevista para a Rádio Colmeia, destacou o lindo trabalho feito pelo pastor Marino, não somente realizado em Porto União, mas em toda sua vida. E enfatizou também, o tema de ação de 2019 da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), com o foco em Paz.
Ainda segundo o pastor Sinodal, a comunidade Luterana do Vale do Iguaçu, deve se reunir nos próximos dias ou semanas, para decidir se fará um pedido para o Sínodo, da possibilidade de enviar no novo pastor para Porto União, para atuar junto com a pastora Cristiane Rubert.
Pastor Marino chegou em Porto União e já conquistou a comunidade com o seu jeito de atuar com rapidez e de dar atenção para todos. Na programação da Rádio Colmeia, ele apresentava todo os sábado, após o Jornal Colmeia, o programa “A hora Alemã da comunidade local”, que será apresentado ainda por mais dois sábados, até fechar o mês de janeiro.
O pastor Imérito da Igreja Luterana também só teve palavras para agradecer a comunidade e as pessoas que o ouviram por sete anos na Rádio Colmeia, e afirmou que sempre vai estar visitando a cidade de Porto União.
A comunidade, na oportunidade, fizeram a entrega de presentes e foram até o altar para deixar uma palavra de gratidão. O domingo terminou com um gostoso almoço no salão de festa da comunidade.
Lembrando que o tema de reflexão de 2019 que está sendo trabalhado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é: “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhe dou”.
Galeria de fotos de Marciel Borges/ Rádio Colmeia: