Com os temporais que aconteceram nesse domingo, 27 de setembro, no estado de Santa Catarina, vários locais ficaram sem energia elétrica. Durante a madrugada muitos raios e rajadas de ventos foram registrados. As proteções das redes da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) foram atingidas e desligaram.
Muitos locais ficaram sem energia elétrica, incluindo o município de Porto União. Segundo o Gerente Regional da Celesc em Mafra, Leandro Gonçalves de Oliveira, no ápice do temporal foram mais de 8 mil consumidores que ficaram sem energia. Em Itaiópolis 800 pessoas ficaram sem luz.
Em Porto União houveram seis registros de reclamações, sendo três no mesmo local. Na região de Mafra foram mais de 200 ocorrências atendidas. De acordo com Oliveira, foram ocorrências simples, “nada de grande magnitude”, disse.
As equipes foram acionadas para trabalharem durante a noite e madrugada. Pela manhã dessa segunda-feira, 28 de setembro, praticamente todos os consumidores já tinham luz novamente, mas haviam municípios que ainda estava sendo recuperados.
É esperado que as equipes recomponham a maioria do sistema nesta segunda-feira, “talvez ficando algumas coisas para serem sanadas amanhã, na parte da manhã”, afirmou o gerente. Lembrando que para qualquer reclamação de falta de energia a Celesc tem um novo número de atendimento que é o 0800 048 0196 ou diretamente pelo aplicativo da Celesc.