Mais de mil pessoas são notificadas no município de Pinhão com suspeita de virose » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Mais de mil pessoas são notificadas no município de Pinhão com suspeita de virose


29 de maio de 2020

Os moradores do município de Pinhão (PR) estão enfrentando além da Covid-19, um surto de virose. Segundo secretário municipal de Saúde, Ivonei Oliveira Lima, mais de mil pessoas foram notificadas tendo os mesmos sintomas. Os casos começaram a serem identificados por volta do dia 11 de maio e desde então, a equipe de saúde está tentando encontrar o que pode ter causado tal situação a população.

Secretário municipal de Saúde, Ivonei Oliveira Lima / Arquivo Pessoal

O secretário de Saúde em entrevista ao Jornal Colmeia nesta sexta-feira, 29 de maio, explicou que “na segunda-feira houve a informação de que muitas pessoas estavam procurando as farmácias com queixa de diarreia, fortes dores abdominais, alguns com ânsia de vômitos e alguns com febre”, sendo que pelo fato de haver um número grande de pessoas com os mesmos sintomas ao mesmo tempo, houve-se o início das investigações.

Lima conta que foram coletados materiais dos pacientes, sendo aberto algumas frentes nessas investigações, como a pesquisa de que se todos por um acaso, não haviam participado de um mesmo evento e também sendo coletado amostras da água, diretamente da estação de tratamento da Sanepar e de toda sua rede de destruição.

O município também está contando com o apoio da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, a secretária de Saúde do Estado, Laboratório Lacem, o Sisagua, Vigilância de Pinhão e a Sanepar. “A gente trabalhou a semana toda (…) e ainda estamos trabalhando juntos na tentativa de elucidar essa situação (…), foi um trabalho bastante intenso e ainda não temos uma conclusão em relação a essa situação; temos algumas informações que indicam, que apontam, mas a gente ainda não tem nada conclusivo” afirma Lima.

Até agora, cerca de mil pessoas foram notificadas e algumas foram até internadas, assim explica o secretário. “Muitas não procuraram o sistema de saúde, mas tivemos muitas informações de quem procurou a farmácia ou o hospital. Alguns teve necessidade de internamento. O problema foi muito grande (…) mas já está controlado, paramos de notificar ontem, 28 de maio” afirma.

O secretário aponta que o trabalho com a Sanepar se deu por conta que a empresa estaria fazendo a conexão de uma nova adutora no sistema de tratamento e por conta disso, houve escassez e até falta de água em alguns lugares.  “Não estamos apontando que a causa seja a água, mas estamos em investigação (…) é recomendado, que ao fazer uso da água, que a pessoa ferva ou filtre”, ressalta.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]