Marinha do Brasil libera Balsa de Cruz Machado e Pinhão » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Marinha do Brasil libera Balsa de Cruz Machado e Pinhão


8 de maio de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Cruz Machado

Foram mais de 18 meses de espera, 96 protocolos de ofícios, fotos e documentos encaminhados a Capitania Fluvial do Rio Paraná, para adequação e liberação das Balsas do Município de Cruz Machado.

Muitas reuniões foram feitas com a Empresa, o Governo, os Vereadores e a Copel para agilizarem a entrega, mas mesmo assim, a reforma das Balsas e Rebocadores não acontecia, prejudicando a população dos municípios de Cruz Machado, Bituruna e Pinhão.

A população se organizou e protestou ao lado do Vereador Ezequiel Ortiz dos Santos, junto a Copel e a Bravo Serviços Marítimos, sendo essa ação fundamental para ajudar na liberação. Não desprezando os trabalhos realizados pelo Valmir Vimmer e toda documentação feita e encaminhada pelo Assessor Johnny Otto, que não foram poucas, afirma Euclides Pasa.

Houve acompanhamento da população no Grupo das Balsas do WhatsApp, através de áudios, fotos, vídeos e documentos, vendo as dificuldades que o município estava enfrentando quanto a reforma das Balsas e dos Rebocadores, que mesmo depois de entregues pela empresa Bravo, não foram liberadas pela Marinha, a qual solicitou a correção de mais alguns itens que eram exigidos nas Normas de navegação e segurança, como adequação e troca de tanques de combustíveis, adesivos, ligação, luzes e funcionamento do motor, coisas de pouco sentido, mas como dizem, as normas foram feitas para serem cumpridas.

Foto: Comunicação Prefeitura de Cruz Machado

Outro problema enfrentado nos últimos dias foi o transporte da Balsa Rio D’ Areia e do Rebocador até o Porto da Balsa, tendo em vista o nível da água da Represa Foz do Areia devido à estiagem que estão enfrentando, mas devido as chuvas nesta duas semanas, foi possível deslocar a Balsa até o Porto.

A população do município de Pinhão e Cruz Machado receberam a Balsa com fogos de artifícios e muita alegria, pois todos sabem das dificuldades e dos problemas que estavam passando.

Nessa terça-feira, 07 de maio, a Marinha esteve no local fazendo uma vistoria de navegação e segurança. Sendo solicitado aos vistoriados, a oportunidade de realizarem a vistoria anual que está marcada para o mês de Junho de 2019.

Agora quem utiliza as embarcações terá melhores condições de tráfego, mais segurança, economia de tempo e facilidade de acesso.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


PMA de Porto União intensifica ações no combate ao desmatamento

A Polícia Militar Ambiental de Porto União tem reforçado as ações de combate ao desmatamento ilegal no bioma da Mata Atlântica durante os meses de setembro e outubro de 2024. As operações têm como objetivo coibir práticas ilegais e proteger um dos ecossistemas mais ricos e importantes do Brasil, mas também um dos mais ameaçados […]

Estado repassa recursos para ações com PCDs; União da Vitória está na lista

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciou nesta terça-feira (05) os 73 municípios aptos a receber o repasse de R$ 5 milhões do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD). O anúncio foi feito em Maringá, no Noroeste do Estado, […]

Para maior segurança, DER-PR promove melhorias em rodovia entre Guarapuava e Pinhão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realiza serviços de conservação da faixa de domínio da PR-170 entre Guarapuava e Pinhão, na região Centro-Sul. O objetivo é proporcionar mais segurança e trafegabilidade para os usuários que utilizam o trecho de 49,58 quilômetros de extensão. Foi […]