MEC anuncia regras para o Fies do segundo semestre de 2021 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

MEC anuncia regras para o Fies do segundo semestre de 2021


25 de janeiro de 2021

O Ministério da Educação publicou hoje (25), no Diário Oficial da União, as regras para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2021. O cronograma de seleção, entretanto, ainda será publicado em edital específico.

A portaria desta segunda-feira trata dos procedimentos e regras de oferta de vagas pelas instituições de educação superior, seleção das vagas a serem ofertadas, inscrição dos candidatos, classificação e pré-seleção dos candidatos, complementação da inscrição pelos candidatos pré-selecionados e redistribuição das vagas entre os grupos de preferência.

Divulgação

Para ter acesso ao fundo, é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, obtendo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação. A seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga, já a contratação do financiamento está sujeita às demais regras e procedimentos de formalização do contrato.

O Fies é o programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas aderentes ao programa. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Sandro Calikoski é eleito o novo presidente da câmara de vereadores de Porto Unlão

A Câmara de Vereadores de Porto União definiu, na manhã desta segunda-feira, a nova Mesa Diretora que comandará os trabalhos do Legislativo. Em sessão que contou com a presença de todos os vereadores, o vereador Sandro Luciano Calikoski foi eleito presidente por unanimidade. Além de Calikoski na presidência, a Mesa Diretora ficou composta por Miguel […]

17ª festa do Steinhaeger e do Xixo teve balanço positivo

O quarto e último dia da 17ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, no Vale do Iguaçu, foi marcado por muita animação, música e grande presença do público. Mesmo em novo local, o evento superou as expectativas e confirmou, mais uma vez, seu sucesso junto à comunidade e aos visitantes. Desde as primeiras horas […]

17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]